Lojas do McDonald's reabrem com novo nome na Rússia após empresa deixar país
Por Folhapress
12/06/2022 às 12:36
Atualizado em 12/06/2022 às 12:36
Foto: Kiril Kudryavtsev/AFP/Folhapress

"O nome muda, mas o amor permanece": este é o lema com que as antigas unidades do McDonald's reabriram neste domingo (12) na Rússia, agora como marca local, depois que a rede americana deixou o país devido à guerra da Ucrânia. Os antigos restaurantes foram rebatizados de "Vkousno i tochka" ("Delicioso. Ponto Final").
O logotipo amarelo característico foi substituído por duas listras estilizadas de cor laranja, que representam duas batatas fritas, acompanhadas de um ponto vermelho. "Tentamos fazer de tudo para que nossos clientes não percebam nenhuma diferença, nem no ambiente, nem no sabor, nem na qualidade", disse o CEO do grupo que assumiu o comando da rede, Oleg Paroyev.
As operações da rede no país foram compradas por Alexander Govor, 62, que operava 25 restaurantes da franquia em várias cidades da Sibéria desde 2015. O acordo para assumir todas as lojas do país foi anunciado em 19 de maio, três dias após a retirada definitiva da empresa do mercado russo.
O McDonald's estava na Rússia há mais de 30 anos e foi uma das primeiras janelas que o país, que ainda era a União Soviética, teve para o mundo ocidental. Por este motivo era uma marca muito popular e representava cerca de 9% do faturamento do grupo americano.
O primeiro restaurante sob propriedade russa abriu as portas ao meio-dia deste domingo na Praça Pushkin, em Moscou, com direito a fila na porta. Este é o ponto histórico onde foi inaugurado o primeiro McDonald's da Rússia, com filas quilométricas, em janeiro de 1990, pouco menos de dois anos antes do colapso da União Soviética.
Outros 15 pontos reabrem neste domingo. Na segunda-feira (13) devem reabrir mais 50 lojas e, em breve, a rede espera retomar as atividades de 50 a 100 restaurantes por semana em todo o país.
