/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

Leo Prates alerta para importância do uso da máscara de proteção por grupos vulneráveis

Leo Prates alerta para importância do uso da máscara de proteção por grupos vulneráveis

Por Redação

23/04/2022 às 17:17

Atualizado em 23/04/2022 às 17:17

Foto: Reprodução / Instagram / Arquivo

Leo Prates

O ex-secretário de saúde de Salvador e deputado estadual Leo Prates (PDT), apela para que idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e imunossuprimidas e não vacinados contra Covid (com 1ª dose ou esquema incompleto) ou gripe mantenham a utilização do uso das máscaras. O equipamento de proteção teve a obrigatoriedade do seu uso suspensa em quase todo o Brasil (em situações distintas), como também na Bahia.

“A liberação do uso das máscaras só foi possível pelo avanço da vacinação e, consequentemente, a redução de casos da doença. Porém, esse cuidado deve ser mantido levando em consideração uma nova cepa que vem provocando o aumento de notificações e até mortes na Europa, e como as demais cepas também pode ter impacto no Brasil. Além disso, chamo atenção para outras doenças respiratórias como a gripe, que também podem provocar surtos e o agravamento do quadro de saúde em pessoas vulneráveis ou que tenham algum déficit de imunidade, temporário ou permanente. Por isso a importância de se manter cuidados e também se vacinar contra essas doenças”, destacou o parlamentar.

De acordo com especialistas, a mudança repentina de temperatura afeta a saúde da população com transtornos respiratórios. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que as doenças respiratórias ocupam o terceiro lugar entre as maiores causas de morte no mundo, e que cerca de 30% da população mundial possui algum tipo de alergia. O sistema respiratório do corpo humano está em contato direto com o ar e, embora disponha de um complexo mecanismo de defesa contra agentes nocivos externos, algumas vezes essas barreiras são vencidas e, então, surgem disfunções orgânicas. As doenças mais comuns relacionadas às mudanças repentinas de temperatura são gripes, resfriados e viroses.

“Ainda não estamos no inverno, mas, desde a Páscoa, por exemplo, registramos a chegada de uma forte frente fria prolongada no nosso Estado, e hoje sol intenso. E essas variações bruscas de temperatura favorecem o aparecimento de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos, consequentemente movimentando as emergências dos hospitais. Por isso, mais uma vez, reforço a importância do uso da máscara e da vacinação”, corrobora Leo Prates.

Ao mesmo tempo que comemora os números da vacinação graças a estratégias que o mesmo implantou ainda como secretário de saúde da capital, Leo Prates chama atenção para o fato de 39% da população ainda não ter recebido a dose de reforço da Covid (3ª dose).

“Não podemos interpretar a necessidade de retomada de atividades econômicas, sociais e coletivas com o fim da pandemia, fim de todos os riscos que ainda podemos correr. Nossos números são muito bons, 61% da nossa população de Salvador já estão com a 3ª dose, mas temos um número significativo daqueles que precisam completar o esquema que o protegem das novas cepas. É como sempre digo, nos preparamos para o pior mas esperamos o melhor, portanto, prudência, máscara e vacina fazem uma combinação perfeita”, finalizou.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.