Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Escolha de nome de mãe de Geraldo Jr. para creche no Calabar irrita comunidade, que promete protesto
Escolha de nome de mãe de Geraldo Jr. para creche no Calabar irrita comunidade, que promete protesto
Por Mário Pinho
12/02/2021 às 18:25
Foto: Max Haack/PMS

Moradores da comunidade do Calabar, em contato com este Política Livre, relataram profunda insatisfação por conta da alteração do nome da creche comunitária quase cinquentenária. A queixa é a de que, após uma reforma promovida pela Prefeitura de Salvador, o equipamento escolar foi rebatizado em homenagem ao presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Júnior (MDB), recebendo então o nome de sua mãe, Clarice Almeida Ferreira, que faleceu em novembro passado.
Segundo Ana Cristina da Conceição, integrante do Grupo Mulheres do Calabar, a Creche Comunitária do Calabar foi construída há quase 40 anos, atendendo a uma necessidade da comunidade, lideradas por mulheres.
"Essa creche tem uma história escrita pela comunidade. Foram anos de luta. Na época em que foi construída a maioria dos funcionários eram do Calabar e de bairros próximos. Nós ajudamos outros locais da cidade a se articular e conquistar suas creches. E do nada chegam assim e colocam outro nome. Não é justo uma pessoa que não tem nada a ver com a história ir e colocar o nome", protestou.
Ainda segundo Cristina, o Grupo Mulheres do Calabar está planejando uma manifestação para o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, contra o rebatismo do nome da creche, que considera uma verdadeira afronta à história de mulheres guerreiras do bairro.
"A gente não reconhece o nome da mãe dele. A gente quer que mantenha o nome original. Tem que ter Calabar no nome. Ela não tem nenhuma referência para a comunidade. Se for pra homenagear alguém, que seja o Grupo de Mulheres do Calabar", queixou-se enfatizando a importância do nome do bairro que virou sinônimo de luta social em Salvador.
Questionado, o vereador Geraldo Júnior afirmou a este Política Livre que se trata de uma homenagem justa, uma vez que sua mãe, antes de falecer, atuava junto com ele nas causas sociais de Salvador.
"Eu tenho muitos serviços prestados na cidade e todo o trabalho social realizado por mim foi conduzido por minha mãe. Eu sempre fui o vereador mais votado dali e ela sempre deu uma atenção especial para as pessoas daquela localidade, as pessoas mais carentes. Quando o prefeito ia reinaugurar o CMEI do Calabar, ele disse que iria fazer uma justa homenagem para minha mãe, por todo trabalho social que minha mãe fez na cidade ao meu lado, e não podia ser diferente, foi em um lugar onde tenho raiz, tenho identificação", argumentou.
O presidente da Câmara adiantou, em primeira mão, que está prevista a instalação de um Centro de Informática na Creche, por iniciativa de seu mandato.
"Eu vou levar um Centro de Informática pra dentro da Creche, que será gerido pela própria instituição, para atender as crianças e também aos pais das crianças, ajudar a informatiza-los e prepará-los para o mercado de trabalho", explicou.
