/

Home

/

Noticias

/

Salvador

/

Suíca diz que racismo é que tem matado na Bahia ao comentar dados sobre atuação policial

Suíca diz que racismo é que tem matado na Bahia ao comentar dados sobre atuação policial

Por Redação

11/12/2020 às 20:30

Foto: Divulgação

O vereador Suíca (PT)

O vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), diz que o racismo tem matado a população negra há muitos anos no estado baiano e em todo o país. Nesta sexta-feira (11), o petista associou a situação com o dado revelado de que na Bahia 96,9% das pessoas que foram mortas pela Polícia Militar, em 2019, eram negras. Suíca também comenta o mais recente caso de racismo no futebol e cobra maior envolvimento da sociedade nos debates.

“Já denunciamos essa situação faz tempo. O modo de atuação policial é diferente nos bairros periféricos e nas áreas nobres. O sangue jorra nas favelas e isso tem que acabar, chega de mortes, o nosso povo está morrendo diariamente. Precisamos urgente de novas políticas de segurança. Não adianta mais, por exemplo, ficar enxugando gelo com essa guerra sem fim contra as drogas, onde só morre preto e pobre”, salienta Suíca.

De acordo com dados da Rede de Observatórios da Segurança, das 489 vítimas por intervenção policial identificadas, 474 eram pretas ou pardas no ano passado no estado baiano. Nesta quinta, o edil soteropolitano também comentou a reação dos jogadores de futebol na Europa após Pierre Webó, ex-jogador camaronês e membro da comissão técnica do time Istanbul, ter sofrido ataques racistas.

Suíca aponta que a frase dita pelo quarto árbitro da partida da Liga dos Campeões contra o PSG, o romeno Sebastien Coltescu, “é ouvida por muitos negros e negras todos os dias”. “‘Retire esse negro’ é uma frase que ouvimos todos os dias. Já fui alvo de racismo, já me seguiram em shopping e o racismo não surpreende. O que surpreende é que ainda tenhamos pessoas que relativizam a situação ou que digam que não existe, porque isso é uma estupidez”, completa.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.