Home
/
Noticias
/
Salvador
/
Projeto de Marta pede a prefeitura entrega domiciliar de medicamentos para grupos de risco da Covid19
Projeto de Marta pede a prefeitura entrega domiciliar de medicamentos para grupos de risco da Covid19
Por Redação
24/07/2020 às 15:29
Atualizado em 24/07/2020 às 15:29
Foto: Live Política Livre

A vereadora Marta Rodrigues (PT), líder do PT na Câmara, apresentou um projeto de indicação para que a Prefeitura de Salvador crie um programa de entrega domiciliar de medicamentos às pessoas que pertencem ao grupo de risco da Covid19 e para aqueles já diagnosticados.
O projeto leva em consideração as recomendações da OMS de que o isolamento de contaminados, e das pessoas que fazem parte dos grupos de risco de contágio da COVID-19, é primordial para a manutenção da vida e combate à pandemia.
"Pedimos que o município crie um programa para ampliar o papel estratégico que a política nacional de assistência farmacêutica cumpre no âmbito do SUS, particularmente em um momento de pressão sobre os serviços de saúde e quando os já considerados grupos de risco estão ainda mais vulneráveis", explica a vereadora.
Importante ressaltar que já foi aprovado na Casa um projeto de lei de autoria de Marta (280/2019), baseada na lei de transparência, pedindo a construção de sites das unidades municipais de saúde disponibilizando a lista de medicamentos, com livre e fácil consulta popular, sem cadastro prévio. "Respeita o direito ao acesso À saúde ajuda a evitar que pessoas saiam de suas casas para uma farmácia que não tenha a medicação, saibam antes. Peço ainda que tenha atualização em tempo real dos medicamentos, e as unidades próximas do bairro sejam informadas", relembra.
O Projeto de Lei recentemente apresentado visa que haja a continuidade do fornecimento de medicamentos de uso, constante, que é mais difícil de obter em meio a pandemia, dificuldade de transporte público, etc. A prefeitura pode estudar esse programa com orientações dos estabelecimentos da rede de assistência farmacêutica SUS, incluindo as farmácias de alto custo, que estão compreendidas no programa Farmácia Popular e similares, bem como os postos de saúde públicos", explica a petista.
