/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

Nota do Tamar desmente extinção da base de Arembepe

Nota do Tamar desmente extinção da base de Arembepe

Por Redação

30/05/2020 às 09:06

Atualizado em 30/05/2020 às 09:06

Foto: Divulgação

Fundação recebe aproximada de 3 mil turistas por mês durante o período do verão

A população de Camaçari reagiu com surpresa e indignação à suposta perda da base da Fundação Projeto Tamar, em Arembepe. Segundo notícias que começaram a ser veiculadas na tarde de quinta-feira (28/05), a unidade seria extinta através da portaria Nº 554, de 25 de maio de 2020, publicado no Diário Oficial da União (DOU). Além da importância ambiental da unidade instalada no município, o Centro de Visitantes criado em 1992, promove ações educativas, recebendo uma quantidade aproximada de 3 mil turistas por mês durante o período do verão.

O anúncio mobilizou a gestão municipal, que entrou em contato com os órgãos oficiais em reação ao decreto. Após contato com a unidade regional da Fundação, a secretária do Turismo de Camaçari, Lucia Bichara, desfaz o mal entendido. “A portaria refere-se ao escritório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que funcionava na entrada da comunidade de Arembepe, não tem nenhuma relação com a Fundação Pró-Tamar/ Projeto Tamar. Estou em contato constante com o trade turístico e as instituições de proteção ambiental, posso garantir que o trabalho do Tamar continua a ser desenvolvido em Arembepe”, garante a secretária.

A manutenção da base também foi confirmada pelo presidente do ICMBio, Homero de Giorge Cerqueira, em nota. No documento, o presidente do Instituto escreve que “a informação veiculada pela mídia, referente ao fechamento das Bases do Projeto Tamar está equivocada”. De acordo com Homero, as propostas de encerramento das atividades das bases relacionadas na portaria, têm como objetivo “a ideia de melhor alocação de recursos”.

Com a repercussão do caso, o Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar também lançou um comunicado oficial sobre a Portaria 554, informando que “não se refere às estruturas do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar localizadas no Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia”. A instituição informa ainda, que houve mudanças internas, no entanto, relacionadas ao momento vivido pelo país. “Devido à pandemia da Covid-19, todas as nossas atividades foram temporariamente suspensas e todas as nossas estruturas de arrecadação (Centro de Visitantes e Lojas) estão fechadas”, consta em outro trecho do documento.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.