/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

Advogada consegue suspensão de pagamento do Fies na Bahia por conta do Covid-19

Advogada consegue suspensão de pagamento do Fies na Bahia por conta do Covid-19

Por Redação

28/04/2020 às 11:45

Foto: Divulgação

Imagem de Advogada consegue suspensão de pagamento do Fies na Bahia por conta do Covid-19

Uma advogada conseguiu uma liminar na Justiça Federal suspendendo o pagamento das parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por conta da pandemia do novo coronavírus.

Na ação protocolada no dia 22 deste mês, a advogada Caroline Galvão alegou que sua cliente – ex-estudante de Direito na Bahia – passa por dificuldades financeiras em decorrência do Covid-19.

A decisão é inédita na Bahia e a terceira no país.

“Em virtude do Covid-19 a situação financeira da minha cliente é instável, tendo sido diretamente afetada neste período. Os clientes que ela atende, em sua maioria, são pessoas que têm pouco poder aquisitivo e também sentem os impactos. Motivo pelo qual ela não conseguiu honrar o compromisso do pagamento da parcela do financiamento relativo ao mês de março e não vislumbra a possibilidade de pagamento das demais”, afirmou.

Ao deferir a liminar, a juíza federal da 14ª vara, Cynthia de Araújo Lima Lopes, afirma que a situação vivida é “excepcional” e que medidas tomadas pelo governo federal apontam para a necessidade de “desonerar” o cidadão. Na medida, ela determinou que o pagamento seja suspenso desde o dia 15 de março até quando durar a calamidade pública.

“Determino, ainda, a abstenção das rés de utilizarem quaisquer meios indiretos de cobrança, como a inclusão do nome da Autora em cadastros de inadimplentes”, diz o texto.

Repercussão

Apesar da decisão valer para uma única pessoa, o fato pode criar uma jurisprudência – ou seja, abrir caminho para outras decisões no mesmo sentido – e beneficiar outros profissionais com a mesma dificuldade.

No começo do mês, o Senado aprovou a suspensão das cobranças das parcelas do Fies a estudantes e recém-formados que estavam com o pagamento em dia antes da vigência do estado de calamidade pública decorrente do Covid-19.

A medida ainda não foi votada na Câmara dos Deputados.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.