Home
/
Noticias
/
Salvador
/
Carolino propõe Comenda Maria Quitéria para a nova Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá|
Carolino propõe Comenda Maria Quitéria para a nova Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá|
Por Redação
02/01/2020 às 18:46
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Salvador deverá conceder a Comenda Maria Quitéria a Ana de Xangô, nova Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá. A indicação é do vereador Toinho Carolino (Podemos) e foi realizada nesta quinta-feira (2).
A homenageada atua pela valorização da religiosidade e dos valores ancestrais do seu povo há mais de 20 anos, sendo iniciada por Mãe Stella de Oxóssi, a quem irá substituir como dirigente do Terreiro mais importante do país. Para Carolino a postura da nova Yalorixá deverá manter o brilho e a força da Casa. “Tenho certeza que Ana de Xangô será uma líder forte e seu histórico demonstra que atuará em favor das tradições e no combate a intolerância religiosa e a discriminação racial”.
O Ilê Axé Opô Afonjá foi comandado por mais de quatro décadas por Mãe Stella, falecida no último dia 27 de dezembro de 2018. A nova Yalorixá terá a difícil tarefa de substituir uma das mais importantes sacerdotisas do Candomblé no Brasil. “Desejo que ela continue a missão de ajudar as pessoas a encontrarem paz interior e a leveza espiritual, realizando o bem social a tantos adeptos que recorrem ao Terreiro”, afirma o vereador.
