Foto: Reprodução
16 de setembro de 2019 | 12:43

Apesar de manobra, Ademário Costa deve consolidar vitória para presidente do PT de Salvador

exclusivas

Marcado para o próximo domingo (22), o segundo turno da eleição para a presidência do diretório de Salvador do PT deve consagrar a vantagem obtida por Ademário Costa sobre o atual presidente, Gilmar Santiago, no primeiro turno. Nos bastidores, a vitória é dada como certa por fontes do Política Livre, mesmo com a manobra sofrida por Ademário, após uma urna extra não ter sido aberta.

Com mais de 49% dos votos, Ademário ganhou em 10 das 20 zonais; por sua vez, Gilmar elegeu 5, e tem 5 no segundo turno. Além disso, o primeiro elegeu 21 membros dos 44 da chapa e, para fazer maioria, ele só precisa do apoio de um dos dois candidatos que disputaram o primeiro turno e perderam, Walter Takemoto ou Edenice Santana.

Diferente da eleição para presidente, a escolha do vice-presidente não é feita através do PED (Processo de Eleições Diretas), mas no diretório. Caso Ademário Costa consiga o apoio de Takemoto ou Edenice, ele garante maioria interna e elege seu vice-presidente.

A disputa pelo comando da sigla em Salvador tem sido considerada importante para a sucessão na presidência do PT na Bahia, em outubro. Conforme noticiado pelo Política Livre, Éden Valadares, apoiado pelo senador Jaques Wagner, e Elen Coutinho, devem ser os mais votados e dividir o mandato de quatro anos no posto.

Guilherme Reis
Comentários