05 de dezembro de 2011 | 20:11

SSP vai usar jaulas para confinar “quem estragar festa” da Conceição da Praia

Quem passa em frente à Igreja da Conceição da Praia, na cidade baixa, em Salvador, observa dois grandes objetos feitos com grades de ferro. São duas celas, ou jaulas como ficaram popularmente conhecidas. Nelas a polícia pretende prender todos “aqueles que decidirem estragar” a festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição, a padroeira da Bahia, que acontecerá na próxima quinta-feira (8).

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), as celas estão provisoriamente na frente da Igreja. Elas serão instaladas dentro de um módulo da polícia, que será montado no local especialmente para a celebração. Cada jaula mede 1 metro de largura por 2 metros de comprimento e comporta até 14 pessoas.

Segundo informações da SSP, quem for detido durante a festa permanecerá temporariamente nessas celas até ser encaminhado para a delegacia. Elas deverão funcionar como ponto de passagem para os detidos, que ficarão nelas por um tempo suficiente para que seja realizada a identificação e a documentação necessária para a oficialização do flagrante.

“Agora elas chamam a atenção porque a empresa contratada para a montagem do módulo ainda não concluiu os trabalhos. Mas, assim que o módulo estiver instalado elas não serão vistas. Esse é um trabalho rotineiro da polícia. Todo módulo dispõe de celas, faz parte da estrutura. O objetivo não é expor o preso”, informou a assessoria de imprensa do órgão.

Há dois anos, celas semelhantes apareceram no meio da rua dias antes do Carnaval e provocaram polêmica. O Ministério Público chegou a dizer que ficaria atento para que a estrutura não expusesse os presos, sob a justificativa de que os equipamentos poderiam atacar a dignidade dos presos. (UOL)

Comentários