07 de dezembro de 2011 | 14:00

Prefeitura, Cidades e estatais espanholas fazem parceria para operar trens e metrô de Salvador

João Henrique, Mário Negromonte e Leão com espanhóis (Crédito: Pedro Castro)

O prefeito de Salvador,  João Henrique, e o ministro das Cidades, Mário Negromonte, assinaram hoje pela manhã, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, um convênio com duas empresas estatais espanholas que atuam na área de transportes (Feve e Euskotren, de Madri e Bilbao, respectivamente), que consiste numa cooperação acerca do sistema ferroviário e do Metrô de Salvador. A expertise destas estatais será importante para o aperfeiçoamento dos sistemas de trem e metrô em Salvador.

A Região Metropolitana de Bilbao, na Espanha, conta om 41 Km e 41 estações de metrô. “Esta cooperação entre estas empresas estatais espanholas, o Ministério das Cidades e a Prefeitura de Salvador visa melhorar a oferta de opções de mobilidade urbana. Num primeiro momento, os técnicos realizarão, no prazo de um mês, sem custos para o município de Salvador, um diagnóstico da situação da cidade nesta e logo após serão realizadas propostas para otimizar os sistemas intermodais”, afirmou o prefeito João Henrique.

A proposta inclui a gestão ambiental de eficiência energética nos meios de transporte. De acordo com o ministro Mário Negromonte, “não é razoável tomar medidas de contenção de utilização de carros particulares neste momento. Primeiro, é necessário ofertar à população um transporte de massa de qualidade. E estamos caminhando neste sentido”, frisou.

“Grandes cidades como Salvador vão dar as respostas necessárias que a população precisa para resolver as questões relacionadas à mobilidade da população”, afirmou o vice-ministro de Transportes e Obras Públicas do Estado de Bilbao. Também presente ao encontro, o chefe da Casa Civil da Prefeitura, João Leão, informou que em cerca de trinta dias estará em fase de testes uma das composições do metrô de Salvador.

“Além disso, após a conclusão nas obras da Ponte São Joao, os trens do Subúrbio Ferroviário estarão operacionalizando com os vagões com ar-condicionado. Atualmente, com a interrupção do trajeto na ponte, os trens estão operando com 8.000 passageiros por dia. Vamos operar com cerca de 60.000 passageiros diariamente”, pontuou Leão.

Comentários