31 de agosto de 2011 | 11:31

Planserv nega cirurgia a criança com síndrome rara

Um casal briga na justiça há cerca de 30 dias para que o Planserv (Plano de saúde para servidor do Estado) garanta a cirurgia do filho recém nascido, Cauê José Vieira nascimento Ribeiro, que completa um mês nesta quarta-feira (31). A criança nasceu com uma doença rara que atrofia o lado esquerdo do coração e da artéria aorta, chamada de síndrome de hipoplasia do ventrículo esquerdo e necessita de cirurgia nos primeiros dias de vida para sobreviver.

Alessandro Lima Ribeiro, 29 e Tâmara Vieira Nascimento, 25, entraram na justiça com um pedido de liminar solicitando que o Planserv, do qual a crinaça é dependente do avô paterno, cubra os custos da cirurgia. O Juiz Mário Soares Caymmi Gomes, da 8ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Ruy Barbosa, negou a liminar alegando que não havia provas de que a criança estava inclusa no plano. A inclusão foi provada e mesmo assim o juiz negou mais uma vez, alegando que a cirurgia não poderia ser feita em São Paulo.

De acordo com informações do Jornal A Tarde, a assessoria do Planserv informou que em buscando uma solução para a família, mas nesse caso, não cabe mais ao plano atender à questão, porque legalmente a garantia é restrita ao Estado da Bahia. Na Bahia, a única unidade que faz o procedimento é o Hospital Santa Izabel, mas não tem vagas. A cardiologista Zilma Verçosa, que acompanha a criança que está internada no Hospital Português de Salvador, declarou que “se o bebê não for operado logo, corre sério risco de vida”. (A Tarde)

Comentários