11 de janeiro de 2011 | 06:35

EXCLUSIVO: Secretário de Finanças da Prefeitura relata a colegas que quadro é de “herança de inimigo”

Joaquim Menezes, o secretário (crédito: Blog da Feira)

Numa reunião realizada hoje com sete colegas de secretariado, o novo titular da pasta de Finanças da Prefeitura, Joaquim Bahia, revelou que o quadro financeiro da Prefeitura é mais grave do que o noticiado pela imprensa e denunciado por aliados e correligionários do prefeito João Henrique (PMDB).

Num determinado trecho da conversa, a título de descontrair o grupo, Menezes disse que eles poderiam estar todos ali comemorando se reportagens recentes sobre a crise na arrecadação do IPTU fossem verdadeiras. Elas seriam amenas ante o painel encontrado.

Depois, em tom mais duro, observou: “Nós temos que agir aqui como uma administração que está começando agora e recebeu o governo de um inimigo. Não de um adversário”. A declaração assustou os demais secretários, uma vez que o prefeito sucede a si próprio no governo.

Apesar do impacto da declaração, o secretário de Finanças observou que, até por dever de lealdade, não daria detalhes sobre a profundidade da crise antes de relatá-la pessoalmente a João Henrique. Mas não se furtou a confirmar que é mais que grave. “É gravíssima!”

O encontro com Menezes trouxe de volta à cena dos bastidores municipais o procurador João Cavalcanti, que fora substituído por um dia na Casa Civil pelo vereador Alfredo Mangueira (PMDB). Mangueira renunciou ao posto alegando que o antecessor não desencarnara, no que parece que não mentiu.

Um dos presentes chegou a declarar ao Política Livre após o encontro, em tom de ironia: “Tá vendo aí que João Cavalcanti nunca deixou a Prefeitura?” O site não deu resposta à provocação.

Participaram da reunião, além de Cavalcanti, os secretários de Saúde, Gilberto José, de Planejamento, Reinaldo Saback, de Educação, João Bacelar, de Infraestrutura, Marcelo Abreu, de Trabalho, Emerson Palmeira, e de Serviços Públicos, Oscimar Torres.

O encontro foi marcado pessoalmente pelo prefeito que, entretanto, não apareceu. Há quem veja na escolha dos membros da reunião o projeto de construção de um novo núcleo duro na administração por parte do prefeito, depois da mais recente crise política que viveu. Que tenha sorte.

Comentários