21 de dezembro de 2010 | 19:33

EXCLUSIVO: Dilma avalia nome de Afonso Florence para MDA

Afonso Florence (crédito: Agecom)

Cresceram enormemente as chances de a presidente eleita Dilma Rousseff avaliar o nome do deputado federal Afonso Florence para o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A sugestão foi dada pela tendência Democracia Socialista, cujo expoente máximo na Bahia é o senador eleito Walter Pinheiro, e que, nacionalmente, já detém postos importantes como a Petrobras Biocombustível e os Ministérios da Educação e da Justiça.

A movimentação da DS estaria na base de uma consulta que a presidente eleita fez ao governador Jaques Wagner sobre a conveniência de pinçar Pinheiro para a mesma pasta, uma idéia que foi desaconselhada por Wagner, entre outros motivos, porque permitiria que o suplente de senador Roberto Muniz (PP) assumisse a vaga em lugar do petista, criando um problema com a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, do PT.

Florence, que foi secretário de Desenvolvimento Urbano, sob indicação de Pinheiro, seria, entretanto, totalmente patrocinado pela DS, confirmando a tese de que são as correntes internas com poder de articulação no PT as principais responsáveis pelas negociações com Dilma Rousseff, ao invés de governadores como Jaques Wagner, a despeito da votação que tiveram e deram à presidente eleita.

A assunção de Florence ao patamar de ministeriável tiraria do palco a técnica Lúcia Falcon, uma baiana, com fortes vínculos familiares e políticos com a origem do PT no Estado, cuja indicação para o MDA, embora também avalizada pelo governador Jaques Wagner, fora do governador de Sergipe, o petista Marcelo Déda, de quem foi secretária estadual de Planejamento, com excelentes credenciais.

No momento, se aguarda o que fará Dilma com a DS e seu mais novo e, segundo integrantes da própria corrente petista, legítimo pleito.

Comentários