Luiz Eduardo Romano

Direito

Advogado. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Pós-Graduado em Direito Eleitoral e Pós-Graduando em Direito Constitucional. Vice-presidente da Juventude do União Brasil - Bahia.

O Estágio-Visita da Câmara dos Deputados: Síntese da Experiência vivenciada no Programa.

Há cerca de duas semanas nós começávamos a usufruir de uma das experiências mais gratificantes e valorosas da minha vida. Tivemos a oportunidade de participar entre os dias 19 e 23 de novembro de 2018 do Programa Estágio-Visita de Curta Duração no Congresso Nacional, em Brasília/DF, gerenciado pela Segunda-Secretaria da Mesa Diretora e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), ambos da Câmara dos Deputados.

A referida iniciativa tem o escopo de reunir universitários de várias regiões do país inteiro, sejam eles estudantes da graduação ou de pós-graduação, cuja indicação é conferida por deputados federais em pleno exercício de seus mandatos, com vistas a proporcionar ao estagiário-visitante o acompanhamento de todas as atividades que são desenvolvidas pelos congressistas no âmbito das casas legislativas, seja no plenário, em comissões temáticas ou mesmo em outros espaços inerentes à administração do poder.

Trata-se de uma oportunidade magnífica e engrandecedora, repleta de conhecimentos acerca de temáticas políticas, sociais, jurídicas, culturais e de gestão pública, com o intento de contribuir maciçamente com a carreira acadêmica e profissional dos alunos participantes, bem como incentivar a participação democrática e cidadã.

Fora proporcionado aos inscritos a aparição em programas televisivos da TV Câmara, a visitação das comissões em que são discutidos projetos de lei e políticas públicas, o comparecimento aos plenários e galerias, a realização de atividades interativas, presença em palestras, participação em debates, contato direto com os parlamentares, além da visitação à estrutura concernente ao Senado Federal, casa em que se dá a representação política das Unidades da Federação.

Mister se faz necessário destacar as atividades realizadas com a pretensão de incutir nos estagiários os ofícios relacionados ao cotidiano parlamentar, principalmente através da simulação prática das funções deliberativas, a exemplo da relatoria de projetos, discussão de propostas de emenda constitucional e fomento à discussão sobre temáticas polêmicas que tramitam nos anais do legislativo.

São cinco dias marcados pela produtividade, pela captação de conhecimento, pela formação de amizades e interações. O Estágio-Visita consiste numa excelente iniciativa para aqueles que desejam compreender o funcionamento da política e de enrijecer o próprio papel de agente de transformação social. À Brasília nossos eternos agradecimentos por nos viabilizar tantas lições positivas, essas que tendem a engrandecer os caminhos que iremos percorrer ao longo da vida.

Os acontecimentos fáticos que foram por nós vivenciados nessa temporada ficarão eternamente em nossa memória, cabendo, agora, aplicar aquilo que foi assimilado para difundir o conteúdo e alastrar as práticas que façam qualificar e aperfeiçoar a democracia brasileira e a cidadania.

Comentários