Adriano Peixoto

Relações de Trabalho

Adriano de Lemos Alves Peixoto é PHD, administrador e psicólogo, mestre em Administração pela UFBA e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia do Trabalho da Universidade de Sheffiel (Inglaterra). Atualmente é pesquisador de pós-doutorado associado ao Instituto de Psicologia da UFBA e escreve para o Política Livre às quintas-feiras.

Clima Organizacional

O clima está na moda. Desde a redução nos níveis dos reservatórios no sudeste até cenário político atual, só se fala na piora do clima. Assim, darei minha contribuição a este debate mostrando como a Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) vê a questão do clima (organizacional). Considerando que usamos a palavra organizações para definirmos entidades sociais, o leitor verá que o entendimento da POT pode ser usado para compreender a situação da política, mas não da climatologia. Afinal, nem Freud explica tudo.

Um dos tópicos mais populares, por assim dizer, da área de POT é a pesquisa de clima organizacional. Em alguns lugares encontramos a expressão pesquisa (ou levantamento) de ambiência organizacional tratando-se, fundamentalmente, da mesma coisa. O clima consiste em um conjunto de percepções compartilhadas pelos membros da organização sobre aspectos do ambiente organizacional que são razoavelmente estáveis ao longo do tempo e que têm a capacidade de afetar o comportamento e as atitudes das pessoas, com impactos diretos sobre a qualidade de vida no trabalho e no desempenho. As percepções que estão na base do clima são construídas pelos diversos estímulos que os indivíduos/trabalhadores recebem e pelas múltiplas interações que se estabelecem no cotidiano de trabalho nas organizações.

O clima organizacional é o que denominamos de conceito multidimensional, ou seja, ele é composto por uma série de fatores que, juntos, formam uma ideia mais ampla. Por sua vez, a noção de multidimensionalidade é irmã da complexidade. Ao pensar em clima organizacional precisamos levar em consideração que ele sofre influência de uma série de fatores distintos não podendo ser reduzido a uma única causa explicativa. Assim, o clima sofre influência de elementos como comunicação, relacionamento com a chefia, relacionamento com colegas, suporte administrativo à realização do trabalho, reconhecimento, coordenação, participação, conflito, pressão, confiança…e por ai vai.

Do ponto de vista da organização, identificar ou levantar o clima de trabalho significa ter um referencial que permite compreender e prever resultados organizacionais. Ainda que abordagens mais gerais sejam mais comuns, o clima permite prever alguns resultados organizacionais bastante específicos como, por exemplo, acidentes e satisfação do cliente.

Fico tentado a achar que se no governo tivesse alguém próximo à presidente chamando a atenção para rápida deterioração do clima político social, talvez o governo não enfrentasse tantos problemas com a sua base e os níveis de satisfação da população não estariam tão baixos. Se os políticos não estão dando conta do recado quem sabe não é o caso de chamar um psicólogo organizacional?

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