29 de setembro de 2008 | 10:09

Gabeira acusa Ibope de usar sede de Salvador para manipular pesquisas

Está no jornal O Globo de hoje e foi reproduzido pelo blog do Noblat: “Um dia depois de Ibope e Datafolha divergirem sobre a diferença de intenções de voto entre sua candidatura e a de Marcelo Crivella (PRB), o candidato a prefeito Fernando Gabeira (PV) resolveu detalhar ontem uma acusação que vem fazendo desde o início da campanha. Disse que o instituto usa sua sede em Salvador como fachada para receber os pagamentos do PMDB, que encomendou pesquisas no Estado do Rio.

Em troca, disse Gabeira, o Ibope usaria as margens de erro para manipular seu desempenho, estimulando um cenário de segundo turno entre Marcelo Crivella (PRB) e Eduardo Paes, candidato do PMDB. O Ibope apontou uma diferença de 14 pontos dele para Crivella, enquanto o Datafolha são apenas três pontos.

— Nossos advogados estão acompanhando o trabalho do Ibope desde que descobrimos que o instituto é contratado pelo PMDB para fazer pesquisas diárias. (…) O Ibope está usando sua sede de Salvador como fachada para essas operações — disse Gabeira, em terceiro lugar nas duas pesquisas.

Um dos episódios em que o Ibope, segundo Gabeira, teria manipulado números serviu para tirá-lo da lista dos candidatos entrevistados pelo telejornal RJ-TV, da TV Globo. A emissora usou os dados do instituto como critério para selecionar seus convidados.”

Comentários