05 de setembro de 2009 | 12:27

Jorge Khoury também apóia a PEC dos Vereadores

Jorge Khoury

Deputado baiano defende também emenda que reduz receitas das Câmaras (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

O deputado federal Jorge Khoury (DEM) defende a aprovação imediata da Proposta de Emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores, mas, em contrapartida, reduz os gastos com os legislativos municipais .  A PEC agora precisa ser votada pelo plenário da Câmara dos Deputados em dois turnos. Depois, segue para o Senado.

Suplentes de vereadores estão permanentemente em Brasília cobrando dos parlamentares agilidade na aprovação da proposta, mas a PEC só deve ser colocada em votação na quarta-feira da semana que vem, já que a oposição promete continuar obstruindo os trabalhos, em protesto contra a decisão do governo de pedir urgência para os projetos do pré-sal.

De acordo com o texto aprovado, o número de vereadores passa dos atuais 51.748 para até 59.791 e o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento das Câmaras de Vereadores cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes. O aumento das vagas entrará em vigor assim que a PEC for promulgada, o que dará direito a cerca de 8 mil suplentes tomarem posse. Já a redução dos repasses passará a valer a partir do ano subsequente à promulgação da PEC.

Comentários