Foto: Divulgação
11 de setembro de 2019 | 14:39

PT: Grupo de Wagner elege maior número de delegados para disputa estadual

exclusivas

A disputa no PT baiano deve mesmo consolidar a liderança do grupo do senador Jaques Wagner. Pelo menos é o que aponta o número de delegados eleitos no último domingo (8) – obtidos com exclusividade pelo site Política Livre – que estarão aptos para votar no âmbito estadual. A chapa Renova PT, que tem como candidato seu chefe de gabinete Éden Valadares, foi a mais votada como esperado, com 12 mil votos (40% do total).

Em 2° lugar, ficou a chapa Mais Unidade Mais Avanços – do grupo do atual presidente do partido na Bahia, Everaldo Anunciação – encabeçada pelo deputado estadual Jacó. Ele obteve 9 mil votos (30%). Em seguida, a chapa Optei de Lucinha do MST com 6 mil (16%); e em 4° lugar, a chapa Lula Livre Fora Bolsonaro, de Elen Coutinho, com quase 4 mil, o que representa 12% dos votos válidos. Outras duas chapas “Diálogo e ação petista” e “A esperança é vermelha, Lula livre” obtiveram, somadas, 2% dos votos.

O anúncio oficial do resultado da eleição só será feito nesta quinta-feira (12), após reunião da Comissão de Apuração da eleição estadual que varou a noite e só terminou na manhã desta quarta (11). No entanto, segundo fontes ouvidas pelo site Política Livre, apesar do impasse ainda não solucionado na eleição da esfera municipal que ainda não se sabe se terá ou não 2° turno, o clima da apuração no âmbito estadual foi de muita tranquilidade, diferentemente do Congresso anterior do partido, ocorrido em 2016, quando a disputa interna pela reeleição de Everaldo Anunciação foi acirrada. Os delegados eleitos no último domingo tem encontro marcado para os dias 19 e 20 de outubro, quando acontecerá a etapa baiana do 7° Congresso do Partido dos Trabalhadores.

Raiane Veríssimo
Comentários