Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
16 de setembro de 2019 | 14:10

Presidente e relatora da CPMI das Fake News participam de debate em Salvador

salvador

Para discutir a propagação de notícias falsas nos meios digitais e as consequências desse processo à democracia e à categoria dos jornalistas, ocorrerá em Salvador o debate “Contra a pior fake news, o bom jornalismo”. A atividade terá a participação dos parlamentares que estão à frente da recém-instalada Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das “Fake News”, o senador Ângelo Coronel (PSD) – que é presidente do colegiado – e a deputada federal Lídice da Mata (PSB), relatora.

Também farão parte da mesa o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves; o presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Walter Pinheiro; e a diretora da Faculdade de Comunicação da Ufba (Facom), Suzana Barbosa. O evento é aberto ao público e será realizado, às 9 horas, no auditório da ABI, na Praça da Sé (Rua Guedes de Brito, nº 1).

Segundo Moacy, apesar de notícias falsas sempre existirem, elas nunca foram tão disseminadas e tiveram tanta influência na agenda política do país a partir do surgimento das redes sociais. Durante a eleição presidencial de 2018, com a polarização e o acirramento das disputas políticas, as “fake news” foram muito utilizadas. “Empregada em alta escala, as notícias falsas ameaçam a democracia do país, uma vez que interferem no acesso à informação como um direito do cidadão. Precisamos debater seus impactos, os meios para identificar e punir a indústria das ‘fake news’ e ainda como nós jornalistas devemos agir para combatê-la”, afirmou o presidente do Sinjorba.

Comentários