Foto: Política Livre/Arquivo
Vice-governador João Leão que filiar Geraldo Jr. para ampliar opções do PP em Salvador em 2020 21 de setembro de 2019 | 13:01

Interessado em filiar Geraldo Jr. a PP, Leão defende que governo reconheça ajuda de vereador no desgaste a Neto

exclusivas

Determinado a atrair o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Jr. (SD), para o PP com o objetivo de ampliar o leque de opções do partido à Prefeitura de Salvador, o vice-governador do Estado e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, João Leão, passou a reivindicar uma atenção especial para o vereador junto à articulação política do governador Rui Costa (PT).

Leão, que deve ir à Câmara Municipal explicar o projeto da ponte Salvador-Itaparica a convite de Geraldo Jr., na esteira do que fez o governador para falar sobre o VLT, tem alegado que os articuladores políticos de Rui não podem desconsiderar “a coragem e o talento pessoal” do vereador para, como presidente do Legislativo, criar os mais diversos constrangimentos ao prefeito ACM Neto (DEM).

Em conversa recente com deputados na Assembleia, o vice-governador chegou a citar o que considerou algumas situações difíceis vividas pelo prefeito no relacionamento com a Casa que atribuiu diretamente ao “estilo independente” de Geraldo Jr., lembrando de votações como a da isenção de ISS dos ônibus, dos aplicativos de transporte e, mais recentemente, da proibição do Arrastão na Quarta-feira de Cinzas.

Também o convite para a visita do governador à Câmara no mês passado, que, segundo estimou na mesma conversa, deve ter irritado bastante o ocupante do Palácio Thomé de Souza, assim como o que foi dirigido a ele próprio por Geraldo Jr., foram citados por Leão como outros exemplos de que o vereador pode ser considerado o presidente da Câmara que mais dificuldades criou até agora para ACM Neto.

Por este motivo, em sua visão, o presidente da Câmara deveria receber um tratamento diferenciado como “liderança política municipal” e ser incorporado, de maneira mais articulada, ao projeto do governo de derrotar o candidato do prefeito à sucessão de 2020. “É preciso reconhecer o valor do que Leão tem dito com relação aos desgastes que a gestão de Geraldinho tem criado para a imagem do prefeito, de uma forma como nunca aconteceu”.

A afirmação foi feita a este Política Livre por um deputado que conversou com o vice-governador sobre a idéia de filiação para que Geraldo Jr. possa concorrer à Prefeitura pelo PP. Ele concorda com a argumentação de que a articulação política do governador precisa reconhecer a importância do presidente da Câmara para um projeto que vise tomar a Prefeitura, no ano que vem.

“Geraldo Jr. pode nem pontuar muito bem nas pesquisas (de intenções de voto à Prefeitura) ainda. Mas não se pode desconsiderar os obstáculos que, como presidente da Câmara, ele poderá criar para o grupo do prefeito que, certamente, deverá jogar tudo para assegurar a manutenção da Prefeitura de Salvador sob o seu poder”, avalia o mesmo parlamentar do PP.

Comentários