Foto: Política Livre/Arquivo
Presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães entrou na mira da "Bancada do Feijão" 18 de setembro de 2019 | 09:28

Declaração de Davidson leva “Bancada do Feijão” a protestar contra racismo de líderes baianos

salvador

Em nota emitida esta manhã, a chamada Bancada do Feijão, coletivo de lideranças negras que costuma se reunir no restaurante de Alaíde do Feijão, no Pelourinho, para debater as questões relativas ao segmento, criticou os dirigentes partidários que, em sua avaliação, insistem em desconsiderar a importância de uma candidatura negra para a cidade.

O documento, intitulado “Nós não somos seus negros, muito menos suas negras. Somos a nossa prioridade!”, diz que o que faz “uma direção partidária negar a importância de ter um nome preto assumindo uma candidatura é exatamente o que impediu que até hoje Salvador não tenha tido uma pessoa preta eleita prefeita da cidade, que é justamente a negação da nossa Capacidade e por consequência a ausência de oportunidades”.

O texto também foi considerado uma resposta indireta ao presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, que declarou recentemente que uma candidatura negra em 2020 não é uma prioridade para o partido, no que foi interpretado como uma tentativa de alijar a deputada estadual Olívia Santana, negra, da disputa interna na legenda pela candidatura à Prefeitura, em benefício do nome da deputada federal Alice Portugal.

“Esse coletivo que sempre apoiou o campo progressista não mais apoiará candidaturas que não reflitam os anseios da maioria da população soteropolitana, não seremos mais coadjuvantes da nossa História”, completa o texto, cuja íntegra pode ser lida abaixo:

‘ “Nós não somos seus negros,muito menos suas Negras”.
Somos a nossa prioridade!

Por que os partidos políticos decidiram afirmar que a questão racial não é importante na hora de definir uma candidatura? Antes de responder esse questionamento, vamos fazer uma análise. De forma inédita, militantes das mais diversas organizações negras se juntaram e se organizaram em torno da Bancada do Feijão, no intuito de assegurar que representatividade nas eleições 2020 e criaram a campanha #EUQUEROELA!

A primeira reação dos dirigentes partidários foi de invisibilizar a discussão sobre a campanha #euqueroela! Mas o clamor popular, de ter nomes pretos na disputa para ocupar a prefeitura de Salvador, obrigou as lideranças a pautarem o recorte racial internamente. Um avanço, mas ao mesmo tempo foi possível ter a compreensão de como o racismo está presente e atua na política!

Os mesmos partidos que afirmam lutar para assegurar direitos da comunidade negra, não conseguem acompanhar os rumos da história, e permanecem assegurando privilégios para a branquitude e ostracismo para a negritude!
O que faz uma direção partidária negar a importância de ter um nome preto assumindo uma candidatura é exatamente o que impediu que até hoje, Salvador não tenha tido uma pessoa preta eleita prefeita da cidade, que é justamente a negação da nossa Capacidade e por consequência a ausência de oportunidades.

Esse coletivo que sempre apoiou o campo progressista , não mais apoiara candidaturas que não reflitam os anseios da maioria da população soteropolitana ,não seremos mais coadjuvantes da nossa História.

Bancada do feijão ‘

Comentários