Foto: Divulgação
12 de agosto de 2019 | 20:15

Pedro Tavares propõe semana para incentivar idosos à atividade física

bahia

Pessoas com 65 anos ou mais devem praticar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, segundo recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS). Vale dançar, caminhar, pedalar, nadar, dentre outros movimentos com o corpo. Para melhorar a qualidade de vida dos idosos, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, o projeto de lei nº 23.428/2019, instituindo a Semana Estadual de Incentivo à Prática Esportiva na Terceira Idade. Conforme especialistas, a prática de exercícios é boa para a circulação sanguínea, sistema imunológico, memória, além de reduzir os riscos de depressão e infarto, por exemplo.

A proposta sugere que na primeira semana do mês de outubro de cada ano, sejam realizados e divulgados eventos esportivos que valorizem a pessoa idosa. A ideia, segundo o democrata, é estimular e motivar órgãos públicos e privados, a realizar as atividades e também a articular ações sociais que promovam a qualidade de vida. “Temos que cuidar dos nossos idosos, que tanto já fizeram por suas famílias e pela sociedade ao longo da vida. É o mínimo que podemos fazer por quem acumulou experiência e sabedoria, mas que infelizmente está numa fase de maior propensão a algumas doenças”, enfatizou.

A escolha da primeira semana de outubro é em virtude do Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1° de outubro, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas. “A semana é uma forma de fazer uma mobilização maior, com mais ações em diversos lugares. É preciso atingir o maior número de pessoas da terceira idade. É do conhecimento de todos que a atividade proporciona qualidade de vida e bem-estar”, justificou o parlamentar.

Comentários