Foto: Fernanda Chagas
O senador Jaques Wagner e o ex-deputado federal Emiliano José 15 de agosto de 2019 | 20:43

“Defendo já há algum tempo a renovação do PT”, diz Wagner

bahia

O senador Jaques Wagner voltou a defender, na noite desta quinta-feira (15), a renovação do PT em todas as esferas. Ao enaltecer o seu chefe de gabinete, Éden Valadares, para a presidência estadual do partido, o ex-governador afirmou que o PT “precisa fazer formação de novos quadros e preparar outras pessoas”.

“Defendo já há algum tempo a renovação do PT. Éden nesse aspecto se encaixa, trabalha comigo, acho que é um jovem com uma tradição grande no PT, tem 20 anos filiado no partido, desde os seus 18 anos, tem uma vida inteira dedicada ao PT”, disse Wagner ao site Política Livre durante o lançamento do segundo volume da biografia do político baiano Waldir Pires, escrito pelo ex-deputado estadual petista Emiliano José. O evento acontece no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal.

Ao todo, seis chapas foram inscritas para a eleição interna à presidência estadual do PT, mas os nomes dos candidatos só serão homologados oficialmente durante o congresso estadual do partido, que acontece entre os dias 19 e 20 de outubro. No entanto, fontes ouvidas pelo Política Livre especulam que a chapa “Renova PT: democracia e luta #LulaLivre”, liderada por Éden Valadares e Emiliano José está numa disputa acirrada com o deputado estadual Jacó – apoiado pelo atual presidente Everaldo Anunciação e o ex-deputado federal Josias Gomes.

Ainda em entrevista ao site Política Livre, o senador confidenciou que existe uma antiga reclamação do PT de apenas um grupo estar comandando o partido e o lançamento da candidatura de Éden e Emiliano veio para preencher essa lacuna. “Acho que Éden é uma pessoa que tem muita maturidade, com uma ampla visão de não ficar segmentando o partido e buscando uma maior compactação possível, mas o nome dele não está sozinho. Dentro da chapa que eles conseguiram unificar, na verdade, tem dois nomes numa eventual alternância, que eu acho salutar, entre ele e Emiliano. Eu até brinquei que o intelectual militante não envelhece nunca, tanto que ele está aí produzindo livros. Então, o que quero chamar atenção é que a chapa que eles conseguiram montar para essa primeira fase, antes do congresso, é uma que ampliou muito. Existem outras chapas, outros agrupamentos, mas se você me perguntar quais são os nomes que eu mais identifico com essa possibilidade de agregação é Éden e Emiliano”.

A chapa dos dois conseguiu aglutinar o apoio de 12 dos 21 parlamentares petistas e principais lideranças do partido, reunindo militantes das correntes internas Construindo um novo Brasil (CNB), Resistência Socialista (RS), Democracia Socialista (DS), 2 de Julho e Movimento PT. Além disso, a chapa poderá, nos próximos dias, ganhar o reforço da corrente interna Renova PT que conta com cerca de 1 mil filiados e deve entregar em torno de 30% dos votos. No entanto, ainda não está nada definido: Éden disputa o apoio da corrente com o deputado Jacó.

Disputa municipal

Sobre a disputa municipal do PT, cujo congresso acontece no próximo dia 8 de setembro, Wagner disse que não entrou diretamente na disputa, apesar de já ter anunciado seu apoio à chapa liderada pelo ex-vereador Gilmar Santiago, que tenta à reeleição, e a vereadora Marta Rodrigues.

“Houve um momento que tinha a possibilidade de juntar a candidatura de Gilmar com a de Ademario [Costa, assessor do deputado federal Jorge Solla], mas cada um, aliás, Ademario resolveu lançar sua própria candidatura. É normal, vamos para a eleição, ver aqueles que se elegem. Eu acho que a capital também tem que haver esse processo de renovação e compactação maior possível”

Antes com seis chapas inscritas, a disputa pela presidência municipal do PT em Salvador conta, até o momento, com quatro candidatos: além de Ademario Costa (Avante) e Gilmar Santiago (DS, RS e CNB), também disputam Danielle Ferreira (EPS) e Walter Takemoto (Articulação de Esquerda). Iracema Moura (EPS) e Hamilton Menezes (CNB) desistiram de concorrer e vão compor com Ademario, tendo a representante da EPS como vice. Assim como na eleição estadual, o registro das candidaturas ocorrerão oficialmente durante o congresso municipal.

Fernanda Chagas e Raiane Veríssimo
Comentários