Foto: Divulgação
10 de julho de 2019 | 15:45

14 baianos são escolhidos para curso de formação política do RenovaBR

exclusivas

Com 31 mil inscritos no Brasil, o RenovaBR, iniciativa suprapartidária de formação de lideranças e de engajamento cívico, selecionou 1 mil ativistas políticos para seu curso de formação, entre eles 14 baianos. Com o lema “Seja o Político que você deseja eleger”, a iniciativa criada em 2017 pelo empresário paulista Eduardo Mufarej tem como objetivo preparar, sem viés ideológico, novas lideranças para entrar na política, promovendo renovação no vácuo deixado pelos atuais partidos desgastados no país. Apoiado pelo apresentador Luciano Huck, elegeu 16 dos 120 candidatos lançados na eleição do ano passado para Assembleias Legislativas e Congresso Nacional.

Entre os baianos selecionados está o atual secretário municipal Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador, André Fraga. O curso de formação do RenovaBR contará com aulas online e presenciais em São Paulo, a serem ministradas por diversos professores. Os melhores alunos serão selecionados para receber uma bolsa em dinheiro no próximo ano.

Segundo o advogado Rodrigo Rara, vice-presidente da Juventude do DEM e um dos selecionados, os resultados da seleção priorizaram possíveis candidatos aos cargos de vereadores e prefeitos nas próximas eleições, em 2020. “O RenovaBR é uma iniciativa fantástica da sociedade civil que busca formar os líderes políticos do futuro. Trata-se do mais bem sucedido projeto de renovação política dos últimos anos”, avalia Rara, recém empossado presidente do Livres, em substituição à jornalista Priscilla Chammas, que saiu candidata derrotada à deputada federal.

Para Luma Menezes, presidente municipal do partido Avante em Alagoinhas e também uma das selecionadas, um dos desafios da edição deste ano é a capilarização exigida pelas disputas municipais. “Ano passado, as bases da organização eram os 27 estados mais o Distrito Federal, agora o objetivo é representar o maior número possível dos nossos mais de 5 mil municípios. Além disso, teremos maior representatividade feminina nessa edição. As inscrições de mulheres mais do que dobrou”, ressalta.

Confira o nome dos baianos selecionados:

Adson Gomes Soares, engenheiro civil, presidente do CDL de Ipirá, líder Juventude Socialista do PDT (Ipirá)

Albert Ferreira, mercadólogo, tesoureiro da Juventude do PDT Bahia, presidente nacional do Movimento Cidadania e Liberdade (Salvador)

André Fraga, secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, membro do PV, doutorando em Medicina pela USP (Salvador)

Bruno Bello, historiador, publicitário e estudante de Engenharia Elétrica, membro do Movimento Acredito (Paulo Afonso)

Caio Coêlho, advogado, membro da Rede Sustentabilidade (Vitória da Conquista)

Ellen Prince, apresentadora de TV, empresária e estudante de Ciências Políticas, membro da Rede Sustentabilidade (Itabuna)

Henrique Marques, estudante em História, ativista socio-ambiental, coordenador estadual da JRede (Feira de Santana)

Isabela Sousa, estudante de Direito, líder estadual do Movimento Acredito (Salvador)

Jonatas Sodré, engenheiro sanitarista e ambiental, mestre em Saneamento, professor universitário e membro do Acredito-BA (Brotas de Macaúbas)

Júlia Oliveira da Silva, advogada, sindicalista de professores da Educação básica, membro da Rede Sustentabilidade (Serrinha)

Luma Menezes, administradora, presidente municipal do Avante (Alagoinhas)

Rafael Medeiros, enfermeiro (Salvador)

Rafael Pinto Cordeiro, advogado, gestor público (Feira de Santana)

Rodrigo Rara, advogado, presidente estadual do Livres e vice-presidente do JDEM (Salvador)

Raiane Veríssimo
Comentários