Foto: Mari Leal
Maia já antecipa que para aprovar inclusão dos estados por meio de PEC é preciso apoio da oposição 19 de julho de 2019 | 16:38

Maia nomina PSD e PP como peças chaves para aprovação da reforma e lembra: “Rui tentou”

brasil

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), durante sua visita na Fundação Doutor Jesus, nominou o PSD e o PP, partidos da base do governador Rui Costa (PT), como peças chaves para a aprovação da reforma da Previdência no primeiro turno. Maia ainda complementou que o governador Rui Costa (PT) tentou ajudar, em especial na inclusão dos estados e municípios no texto, mas o PT “não teria colaborado” e agora os estados vão fazer seu papel nas assembleias”.

“Não fechamos acordo com nenhum governador do nordeste, não conseguimos entendimento, apesar de toda boa vontade do governador [Rui Costa], e poucos foram os governadores do Nordeste que conseguiram ajudar, não por falta de boa vontade. Quem ajudou a gente foi o PSD, os deputados do PP e, infelizmente, não conseguimos construir o apoio dos governadores para incluir estados e municípios. Foi uma pena, mas agora os estados vão fazer seu papel nas suas assembleias”, destacou.

Ainda, referindo-se ao apoio da base de Rui, Maia disse que: “Uma coisa são os partidos, o Otto Alencar (PSD) o teve papel importante, mas nenhum voto do PT, PCdoB, sei que ele tentou, conversamos algumas vezes mas não conseguimos chegar ao entendimento, acho que em razão dos partidos mesmo, eles avançaram fechando questão contra e o claro que ai os governadores não teriam o que fazer”.

Por fim, em claro recado, o presidente da Câmara admitiu ser favorável a inclusão dos estados e municípios ao texto por meio de uma PEC paralela, mas já antecipa que será necessário apoio da oposição.

“Vamos precisar dos votos do PT, do PSB, do PCdoB para passar na Câmara. Se os governadores conseguirem construir esse ambiente fica mais fácil”, concluiu.

Mari Leal e Fernanda Chagas
Comentários