Foto: Divulgação/Arquivo
ACM Neto e o vice e secretário de Infraestrutura, Bruno Reis 20 de junho de 2019 | 09:47

Neto trabalha por união da base em torno de candidatura única do DEM em 2020

exclusivas

Reunido recentemente com a executiva estadual do DEM, o prefeito ACM Neto, presidente nacional da sigla, teria sinalizado de que a meta é trabalhar pela união da base em torno de um candidato do partido para a disputa pela Prefeitura de Salvador em 2020.

A escolha pelo nome, conforme ele já confirmou publicamente, será anunciada em dezembro, porém o vice-prefeito Bruno Reis, que foi pincelado pelo prefeito para secretário de Infraestrutura, até agora é a maior aposta para representar o partido na próxima sucessão municipal.

O secretário municipal de Combate à Pobreza, Leo Prates, também tem articulado, como se diz, em alta para ganhar musculatura e se viabilizar como plano B de Neto para a disputa, embora haja praticamente consenso no grupo do prefeito de que ele pode se tornar, no máximo, candidato a vice na chapa de Bruno.

Tudo, entretanto, vai depender, afirmam interlocutores frequentes do Palácio Thomé de Souza, das costuras realizadas até lá com os próprios aliados, dos sinais de viabilidade dos candidatos emitidos por pesquisas e do posicionamento dos nomes da base do governador Rui Costa (PT), bem como da conjuntura nacional.

Dentro do grupo, vários partidos já anteciparam a necessidade de lançar candidaturas como forma de sobreviver, levando em conta, principalmente, os efeitos da nova legislação eleitoral, que extingue as coligações proporcionais no próximo pleito.

Esse, aliás, pode ser um fator complicador que, segundo avaliam integrantes da base, a depender do ponto de vista, pode se tornar tanto um desafio aos planos do prefeito de costurar a unidade em torno da candidatura do DEM como transformar-se num elemento a auxiliá-lo.

Comentários