Foto: Divulgação
Guilherme Bellintani, José Eduardo e Geraldo Júnior 27 de junho de 2019 | 09:54

2 de Julho: “Marcha da Independência” pode reunir Geraldo Jr., Bocão e Bellintani

exclusivas

Depois de receber apoio dos vereadores para liderar um bloco no desfile do 2 de Julho, o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Jr. (SD), pode percorrer a festa ao lado do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, e do apresentador Zé Eduardo Bocão, além de outros nomes que, como o dele, são lembrados para a disputa sucessória municipal de 2022 de forma independente ou no campo das forças aliadas ao governador Rui Costa (PT).

A idéia, conforme confidenciou a este Política Livre um assessor de um dos vereadores que organiza a “Marcha da Independência”, como o movimento foi tratado ontem numa reunião fechada por um grupo de vereadores que defende a candidatura de Geraldo Jr. à Prefeitura, é dar o máximo de visibilidade a todos os participantes, mostrando à sociedade que eles representam alternativas para comandar a cidade que não pertencem “um grupo político fechado”.

Ele aponta que, por enquanto, Geraldo Jr. é o nome que mais tem se destacado no cenário municipal, aproveitando o palanque institucional que a presidência da Câmara Municipal oferece para quem tem planos políticos maiores, mas ressalva que, numa demonstração de que ele não quer aparecer sozinho, o vereador tem buscado ampliar alianças com todos os setores, já indicando como seria um eventual governo seu na Prefeitura de Salvador.

“Daí a idéia de convocar outras lideranças importantes da cidade”, relata, observando que o grupo ainda espera a adesão de convidados que não confirmaram presença. O plano é que o desfile seja acompanhado por todos com camisas verdes. Embora a presença de políticos no 2 de Julho seja mais forte em anos eleitorais, como o próximo, participar da festa cívica é sempre uma forma de testar popularidade e ganhar visibilidade.

O fato de, num período de seis meses, ter reforçado a posição de independência da Câmara Municipal, uma antiga demanda dos vereadores, e aberto um canal de interlocução não apenas com as forças de esquerda, mas diretamente com o governador do Estado, maior liderança do PT hoje no poder no país, é um dado apontado por aliados como um trunfo que pode levar Geraldo Jr. a vôos mais altos, como a tomada do Palácio Thomé de Souza, diz a mesma fonte a este Política Livre.

Ele lembra, por exemplo, que o presidente da Câmara passou mais tempo no São João ao lado de Rui Costa, no famoso forró do Piu Piu, em Amargosa, do que do prefeito de Salvador, de quem já foi um forte aliado, tendo sido contemplado, inclusive, com o cargo de secretário de Esportes na administração municipal. “Geraldo Jr. não é contra o prefeito de Salvador, mas descobriu que pode ter seu próprio espaço”, alinhava o aliado, sem esconder a empolgação.

 

Comentários