Foto: Divulgação/Arquivo
O deputado José Rocha teria ouvido, segundo se comenta na Assembleia, uma proposta L"indecorosa" da parte do governo 29 de janeiro de 2019 | 09:27

Tensão entre governo e deputados por causa de demora na reforma de Rui Costa

exclusivas

Um deputado da base do governo definiu agora há pouco para este Política Livre como tenso o clima na Governadoria por causa da reforma administrativa de Rui Costa (PT).

Segundo ele, o motivo são as indicações feitas pelos partidos, que não estariam agradando o governador. As exigências colocadas por Rui também irritam, na outra ponta, os parlamentares.

O deputado federal José Rocha, do PR, por exemplo, teria indicado já cinco nomes para a secretaria de Turismo, mas nenhum, segundo se comenta no governo, teria contentado o governador.

O PSB da senadora Lídice da Mata também fez três apostas para a pasta de Ciência e Tecnologia, mas, pelo demora com que o governo avalia as opções, parece que também não agradaram.

O governador prometeu fazer o anúncio do secretário de Educação hoje no “Papo Correria”, um programa de televisão que comanda semanalmente na internet e que será exibido, excepcionalmente, ao meio-dia.

Ante a ansiedade com que aliados aguardam os anúncios e as respostas para suas indicações, rapidamente se espalhou o boato de que ele divulgaria o nome de quem falta na equipe, no mesmo programa, o que não foi confirmado.

Com a mão na cabeça, parlamentares afirmam que já começam a achar que Rui quer agir como o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que não ouviu ninguém e indicou quem quis para o primeiro escalão do governo.

Eles apontam, no entanto, uma diferença significativa entre o processo que culminou na eleição do capitão reformado e o do governador. Lembram, fundamentalmente, que o primeiro se elegeu sem partidos.

“Rui teve apoio de todos os partidos. Não faz sentido agora não querer contemplá-los na arrumação de seu governo”, diz um suplente que aguarda as definições para saber a que “patamar” pode chegar.

Ele diz ter ouvido num gabinete na Assembleia que, descontente com as indicações de José Rocha, o governador deu uma missão ao seu chefe de Gabinete, Cícero Monteiro.

O auxiliar ligou para o deputado oferecendo um nome que ele poderia indicar com 100% de chances de aproveitamento e, assim, chamar de seu. Rocha não deu resposta, mas teria ficado uma arara.

Até agora, quatro nomes foram confirmados na equipe: Fábio Villas Boas (Saúde), André Curvello (Comunicação), Manoel Vitório (Fazenda) e Bruno Dauster (Casa Civil).

Comentários