17 de outubro de 2018 | 18:06

Thomé de Souza já admite favoritismo de Geraldo Jr. na disputa por presidência da Câmara

exclusivas

As articulações levadas a cabo pelo vereador Geraldo Jr. (SD) pela eleição à presidência da Câmara Municipal de Salvador avançaram imensamente e sua vitória já é considerada praticamente irreversível no Palácio Thomé de Souza, informou há pouco uma fonte ligada ao prefeito ACM Neto (DEM) a este Política Livre.

Segundo ela, o Palácio considera que o vereador avançou profundamente na direção da eleição, mais do que qualquer outro postulante do grupo do prefeito, e por isso nem ele nem o vice-prefeito, Bruno Reis (DEM), devem fazer qualquer ingerência no processo sucessório do presidente Leonardo Prates (DEM).

Agora à tarde, um dia depois de deixar a secretaria municipal de Esportes e retornar à Câmara para deflagrar sua campanha, Geraldinho já contabilizava 18 votos, dos 43 vereadores, em seu favor, iniciando uma onda difícil de desfazer, conforme analisou um vereador da base do prefeito.

Segundo ele, o candidato só precisa ir consolidando, dia após dia, sua estratégia, evitando erros, para chegar até o próximo dia 19 de dezembro, data da eleição, talvez como nome único. Este Política Livre apurou que o crescimento da candidatura de Geraldinho desestimulou, inclusive, a oposição de lançar um candidato à presidência.

Ontem, o vereador Sidninho chegou a procurar o site para defender o lançamento de um nome das oposições na expectativa de que houvesse divisão no grupo do prefeito, mas ela parece ter refluído com a estratégia tocada por Geraldo Jr. para conquistar mais apoios.

Considerado o seu maior adversário até então, Kiki Bispo pretendia fazer uma análise do quadro sucessório da Câmara com o prefeito na sexta-feira para poder decidir se ainda mantém o nome na disputa. Com a postura adotada por Neto de não se intrometer na eleição, no entanto, o mais provável é que componha com Geraldo Jr.

Hoje, o vereador do SD conta com o apoio dos seguintes colegas: Edvaldo Brito (PSD), Lorena Brandão (PSC), Alexandre Aleluia (DEM), Duda Sanches (DEM), Maurício Trindade (DEM), Orlando Palhinha (DEM), Marcelle Moraes (PV), Sabá (PV), Paulo Magalhães Júnior (PV), Cézar Leite (PSDB), Tiago Correia (PSDB), Joceval Rodrigues (PPS), Daniel Rios (MDB),Felipe Lucas (MDB), Rogéria Santos (PRB), Ireuda Silva (PRB), Isnard Araújo (PHS) e Luiz Carlos (PRB).

Comentários