Foto: Divulgação/Arquivo
Bebeto é o único nome certo até agora como suplente do candidato a senador Jaques Wagner 19 de junho de 2018 | 16:45

Rui pode lançar chapa sem suplentes e vaga do PCdoB ir para outro partido da base

exclusivas

O desentendimento dos partidos aliados com relação à escolha dos suplentes dos candidatos ao Senado Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) acabou levando o governador Rui Costa (PT) a adiar, na noite de ontem, o anúncio da chapa completa com que pretende disputar a reeleição. Rui pretendia fazer o anúncio durante a tradicional festa de São João no Palácio de Ondina, em clima bastante descontraído, com a presença dos deputados da base.

A decisão do PCdoB de boicotar o evento e a ausência de lideranças importantes de partidos aliados, como o PSB, a exemplo da senadora Lídice da Mata e do deputado Marcelo Nilo, ex-presidente da Assembleia Legislativa, acabaram levando o governador a remarcar a data do anúncio, que, segundo prometeu hoje pela manhã, durante a inauguração da Via Metropolitana, será feito ainda esta semana, provavelmente antes do São João, que ocorre neste final de semana.

O desentendimento foi provocado principalmente pelo PCdoB, que pleitea a suplência do Senado de Jaques Wagner para o deputado federal Davidson Magalhães, rejeitando a idéia de indicar o parlamentar para ser suplente do deputado Angelo Coronel, o segundo candidato a senador na chapa. O argumento é o de que, eleito, Wagner pode assumir algum cargo importante num eventual governo de esquerda, permitindo que seu suplente acabe tomando posse na Câmara Alta.

Ocorre que a suplência de Wagner já foi prometida ao deputado federal Bebeto (PSB), outro que está em dificuldades para se reeleger, dentro de um acordo pelo qual seus votos serão usados para ajudar na eleição à Câmara dos Deputados da senadora Lídice da Mata, que pleiteava concorrer de novo ao Senado na chapa de Rui, mas acabou sendo preterida pela escolha de Angelo Coronel para o seu lugar.

O problema é que se fizer muito doce, o PCdoB pode também acabar sendo excluído da chapa. Durante a festa de ontem, a propósito da atitude do partido de ter boicotado a confraternização como forma de mostrar seu descontentamento ao governador, os comentários eram de que, se não houver entendimento com Davidson esta semana, Rui pode acabar anunciando a chapa sem os suplentes. A outra hipótese, que não está descartada, é substituir o PCdoB na suplência.

“Por que PSB e PCdoB têm que fazer suplentes?”, argumentou um deputado ao Política Livre, na saída do evento, lembrando que legendas como o PR e o Podemos, por exemplo, estão absolutamente credenciadas para pleitear um espaço que esteja sendo rejeitado pelos comunistas. Relembrou, inclusive, da postura rebelde do PCdoB, demonstrada outras vezes, como na sucessão municipal de 2016, quando o partido lançou Alice Portugal à Prefeitura contra a vontade de Rui.

Comentários