Foto: Arquivo Pessoal
Jutahy (E) durante lançamento da biografia do ex-governador Waldir Pires 20 de junho de 2018 | 12:14

Jutahy fez convite formal a Lídice para disputar com ele Senado na chapa de Ronaldo

exclusivas

Excluída da chapa do governador Rui Costa (PT), a senadora Lídice da Mata (PSB) não recebeu apenas um convite pró-forma, pela imprensa, para integrar a chapa de José Ronaldo (DEM) ao governo como candidata ao Senado, da parte do vereador tucano Tiago Correia, na última segunda-feira. Na semana anterior, a senadora havia sido procurada pelo deputado federal Jutahy Magalhães Jr., um dos caciques do PSDB no país, que a convidou para concorrer ao Senado ao seu lado na chapa liderada pelo DEM.

De olho no conflito que se estabeleceu no campo do governo devido à escolha do presidente da Assembleia, deputado Angelo Coronel (PSD), para candidato ao Senado no lugar de Lídice, Jutahy procurou a parlamentar com o objetivo de lhe oferecer a segunda vaga na chapa encabeçada por Ronaldo, usando como princípio a excelente relação que os dois possuem e, como argumento, o fato de ela representar o eleitorado feminino, possuir um currículo político irretocável e já terem militado juntos no próprio partido tucano.

Lídice elegeu-se prefeita de Salvador em 1992 pelo PSDB, no qual ingressou pelas mãos do então então ministro Jutahy Magalhães Jr. Apesar de ter deixado o partido, os dois sempre mantiveram ótima relação política. O contato feito pelo tucano, no entanto, havia sido mantido em sigilo até Tiago Correia ter externado o desejo de convidar Lídice para a chapa de José Ronaldo, durante uma longa entrevista à Rádio Câmara, da Câmara Municipal de Salvador, na última segunda-feira, na qual também elogiou a senadora.

Ao procurar Jutahy, naquela tarde, para comunicar sobre sua atitude, o vereador, que é também candidato a deputado estadual, acabou ouvindo do próprio tucano, candidato a senador já definido na chapa de Ronaldo, que havia tomado a iniciativa de formalmente convidar a senadora uma semana antes. “Sem dúvida, Lídice seria uma presença fantástica na chapa de José Ronaldo”, confirmou Tiago.

O reencontro de Jutahy, na semana passada, com o ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSB), depois de praticamente um ano afastados, também reforçou a ideia de que os dois poderiam estar operando uma aproximação com Lídice, depois que o convite do tucano a ela veio a público. Nilo é amigo pessoal e um dos principais críticos da exclusão de Lídice na chapa do governador, motivo porque já chegou a defender que ela concorra de forma avulsa – paralelamente à chapa governista – ao Senado.

Comentários