Foto: Divulgação/Arquivo
"Subrepresentação" do PR no governo e interesse de Carletto (hoje no PP) na candidatura ao Senado abrem perspectiva para Neto 23 de fevereiro de 2018 | 10:33

Netistas jogam toalha em relação a PP mas ainda nutrem expectativa sobre PR

exclusivas

A articulação política do prefeito ACM Neto (DEM) parece ter jogado a toalha com relação às chances de conseguir atrair o PP para a campanha ao governo do democrata. Apesar das ótimas relações que mantêm com os herdeiros da legenda na Bahia, os deputados Cacá Leão e Mário Negromonte Jr., parlamentares que negociavam a adesão da legenda no Estado ao projeto netista concluíram que para o PP é mais difícil do que para seu irmão de Centrão, o PR, deixar o governador Rui Costa (PT), candidato à reeleição.

Uma das razões é que os progressistas não vislumbram qualquer ganho político para poder dar a guinada na direção do prefeito. Além da vice, o PP tem hoje duas secretarias, além de vários cargos espalhados pela máquina estadual, posições que nem de longe o prefeito pode compensar usando a estrutura da Prefeitura. Além disso, a oferta de uma vaga na chapa com que Neto vai concorrer não parece atrativa o suficiente para levar a legenda a deixar o conforto da relação com o governo simplesmente por apoio a um novo projeto para o Estado.

Outro ponto avaliado sobre o PP é que, dada as suas características e o relacionamento que seus líderes mais jovens possuem com o prefeito, o partido não teria a menor dificuldade de passar a integrar a base de Neto, no caso de ele se tornar governador. “Aqui em Brasília o lema do PP é que ele não derruba governo. Ainda mais que, pela forma como atua, se Neto ganhar (o governo) no outro dia ele vai estar junto, com todos os seus deputados”, diz um parlamentar ligado ao prefeito que acompanhou de longe as conversas com o partido.

Uma dificuldade adicional para negociar com o PP decorreu do respeito que o partido desfruta junto à direção nacional. Além do vice-governador, o partido tem o suplente de senador e ainda quatro deputados federais, o que faz com que o comando da legenda avalie que o partido é muito representativo para tentar impor qualquer direção à legenda na Bahia. por melhor que sejam suas relações com o DEM nacional, ponto de apoio fundamental da candidatura estadual do prefeito.

A situação é diferente, no entanto, para o PR, que, na avaliação geral, tanto de membros da legenda quanto do grupo do prefeito, vive uma longa crise de “subrepresentação” no governo. Os republicanos se queixam, por exemplo, de que têm a secretaria estadual de Turismo, mas não controlam a Bahiatursa, órgão executivo da pasta. Além disso, foram explicitamente excluídos da chapa com que Rui Costa vai disputar a reeleição, sinais de que estão menos bem aquinhoados na relação com o governo petista do que o PP.

“Se o PR vier, eles vão ter espaço assegurado na chapa (de Neto) e podem se tornar o maior partido da coligação do prefeito, ocupando um espaço semelhante ao que o PSD ocupa hoje junto ao governo do Estado ou mesmo como foi o PMDB em relação ao DEM aqui em Salvador”, avalia a mesma fonte.  Hoje, o pouco espaço de que o partido dispõe no governo, por exemplo, poderia ser facilmente compensado na Prefeitura. Além disso, diz uma outra fonte ligada ao prefeito, o deputado federal Ronaldo Carletto, hoje no PP, já deu mostras de que quer migrar para o PR com vistas a se tornar candidato ao Senado na chapa de Neto.

Os comentários no próprio Palácio Thomé de Souza são de que parlamentar só não avançou ainda nas tratativas neste sentido porque ainda não sabe se o prefeito será efetivamente candidato a governador da Bahia.

Comentários