Foto: Mateus Pereira/Gov-Ba/Arquivo
Governador Rui Costa já tem planos para além de 2018 04 de outubro de 2017 | 15:52

Convicto de que se reelege, Rui já pensa em ganhar também Salvador em 2020

exclusivas

Convencido de que, ainda que sob luta, conseguirá a reeleição em 2018, o governador Rui Costa (PT) já discute, muito reservadamente, e com apenas algumas cabeças coroadas do petismo, um projeto para ganhar também a Prefeitura de Salvador, em 2020.

O projeto é construir uma candidatura, preferencialmente fora do PT, capaz de derrotar o candidato do prefeito, que deve ser, possivelmente, o hoje vice-prefeito Bruno Reis (PMDB). O peemedebista deve assumir a Prefeitura na hipótese, muito provável, de renúncia de Neto para disputar o governo.

Por este motivo, até segunda ordem, concorrerá à reeleição como candidato natural do grupo netista em 2020. “Se, como esperamos, Rui for reeleito em 2018, ninguém tira dele a Prefeitura de Salvador em 2020”, diz um conselheiro conhecido do governador ao Política Livre.

Para ele, Rui amadureceu com a experiência de 2016, em que tomou um balão do PCdoB ao ver o partido lhe impor uma candidatura, da deputada federal Alice Portugal, na qual não acreditava, talvez porque considerasse que era muito difícil impedir a reeleição de Neto.

Como o candidato em 2020 não será mais o atual prefeito, que não deverá entrar na disputa e virtualmente ficará sem mandato no caso de perder a eleição ao governo, Rui, uma vez reeleito, acredita que estará forte o suficiente para trabalhar pela eleição de um aliado em Salvador.

O propósito é tomar do prefeito o que seria seu principal reduto político, dificultando seus passos futuros e seu plano de se tornar governador, um projeto contra o qual o PT pretende lutar com todas as suas forças, segundo a mesma fonte ligada a Rui Costa.

Comentários