Foto: Divulgação/Arquivo
Lançamento de Leur Jr. mostraria que o partido já tem 26 de setembro de 2017 | 17:45

PMDB discute lançar nome de Leur Jr. ao Senado em 2018

exclusivas

O PMDB baiano discute a possibilidade de antecipar seu processo decisório interno com relação a 2018 e lançar a candidatura do deputado estadual Leur Jr., atual líder da oposição na Assembleia Legislativa, ao Senado. A iniciativa é vista no interior da legenda como a forma mais eficiente de desencorajar o interesse que alguns políticos têm manifestado no partido com o objetivo explícito de usá-lo para disputar a vaga ao Senado na chapa oposicionista.

O nome de Leur Jr. é praticamente uma unanimidade no PMDB porque, além de ser o único que já admitiu interesse em concorrer, é jovem e goza de excelente reputação, tudo de que o partido precisa neste momento de crise interna para poder se posicionar em condições de igualdade em relação às demais legendas oposicionistas que devem brigar por espaço na chapa que deve ser liderada pelo prefeito ACM Neto (DEM) ao governo, no ano que vem.

O peemedebista é conhecido também pelas excelentes relações que possui com os irmãos Vieira Lima, os quais, apesar de distantes da vida do partido, não gostariam de ver seu espólio sendo disputado em praça pública oor interessados no capital político do PMDB para poder pleitear espaço na chapa oposicionista. Entre os nomes citados como eventualmente interessados em assumir o controle do PMDB o de maior visibilidade hoje é o de Antonio Imbassahy.

Interessado em disputar a vaga ao Senado e sem espaço em seu próprio partido, o PSDB, o ministro da articulação política de Michel Temer (PMDB) veria no PMDB a chance de poder concorrer ao cargo em 2018. Para isso, contaria com o apoio do próprio presidente da República, de quem se tornou amigo pessoal, o qual, no entanto, prefere aguardar o desenrolar da situação de Geddel, inclusive a possibilidade de uma delação premiada de sua parte, para poder atuar sobre o partido na Bahia.

Outros nomes que apareceram como eventualmente interessados no PMDB são os do deputado federal Arthur Maia (PPS), que nega, no entanto, qualquer interesse na legenda, e o do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, que está no DEM e procura uma legenda diferente da de ACM Neto para poder se credenciar para a disputa da vaga ao Senado na chapa do democrata.

Comentários