Foto: PMDB
Parede da sede do PMDB foi recentemente alvo de pichação 04 de julho de 2017 | 08:28

Prisão provoca movimento por substituição de Geddel da presidência do PMDB

exclusivas

A prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, ontem, na operação Cui Bono?, da Polícia Federal, desencadeou um tímido movimento interno no PMDB baiano pela substituição do político da presidência estadual do partido. Alguns parlamentares peemedebistas já começam a manifestar desconforto com a situação, preocupados com sua repercussão nas eleições do ano que vem e a exploração política do fato por parte dos adversários, especialmente do PT.

A maioria, no entanto, ainda tem receio de se colocar publicamente, uma vez que a família Vieira Lima tem o controle absoluto da máquina partidária e Geddel é apontado pela maioria deles como uma figura vingativa. “Apesar de muito se dizer que Geddel seria preso, ainda está tudo muito cedo. Precisamos ver, primeiro, se a prisão vai se prolongar, para depois tomar decisões”, disse um parlamentar peemedebista, com muita cautela, ao Política Livre.

Mesmo assim, deputados como Hildécio Meirelles revelavam ontem seu desconforto na Assembleia Legislativa. Ele é membro da executiva estadual peemedebista e defendia que a agremiação se reunisse o mais rapidamente possível para avaliar a situação de Geddel e sua eventual substituição. Para o parlamentar, a primeira medida é manifestar solidariedade a Geddel e convocar uma reunião para discutir que rumo tomar em relação à prisão do ex-ministro dos governos Lula, Dilma e Temer.

Um outro deputado, sob a condição de anonimato, também contou ao site que não é verdade que Geddel havia se afastado da política desde a sua traumática saída, em novembro do ano passado, da secretaria de Governo do presidente Michel Temer, onde tinha extremo poder, por fazer toda a articulação do governo. Depois de deliberadamente submergir, o peemedebista chegou a afirmar que a política “foi um rio que passou em sua vida”, dando a entender que não tinha mais interesse na atividade.

Segundo esta mesma fonte, Geddel vinha trabalhando – e muito – na sede da legenda, no Stiep. Tanto que, mesmo sob todo o bombardeio de que o governo Temer é alvo, ele conseguiu emplacar Ricardo Saback no comando da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), nomeação cujo cancelamento chegou a ser pedido na Justiça recentemente pelo vereador José Trindade (PSL), líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador. Trindade é um dos políticos mais ligados ao governador Rui Costa (PT) no Estado.

Comentários