Foto: Divulgação/Arquivo
Base estaria insatisfeita com a não liberação de recursos relativos às chamadas emendas impositivas 23 de maio de 2017 | 19:39

Em recado a Rui, base governista boicota votações há 30 dias na Assembleia

exclusivas

Uma rebelião silenciosa na base governista está sendo apontada como responsável pelas quedas sucessivas das sessões plenárias na Assembleia Legislativa da Bahia. Ontem, mais uma vez, apesar de representar a minoria, a oposição conseguiu derrubar a sessão com uma espécie de conivência tácita dos governistas. Com isso, já chega a mais de 30 dias o período em que nada se vota na Casa.

Pela primeira vez, o presidente da Assembleia, deputado Angelo Coronel (PSD), admitiu que as sessões têm sido praticamente boicotadas pela bancada governista, que detém a maioria na Casa. O motivo seria a resistência do governo Rui Costa (PT) em pagar o dinheiro relativo às emendas impositivas dos parlamentares.

Desde 2015, os recursos com que os deputados pretendem contemplar as bases com pequenas obras ou mesmo equipamentos, como ambulâncias, não são liberados, totalizando, segundo cálculos dos próprios políticos, cerca de R$ 2,5 milhão para cada um deles. “O governo foca nas suas obras tamanho G e esquece que o deputado depende da obra tamanho P”, afirma Coronel.

Trata-se de referência irônica à propaganda oficial do Estado que classifica de G (de grande) as obras do governo Rui Costa. Na semana passada, preocupado com o clima de insatisfação que tem percebido na base, Coronel mandou uma mensagem para o governador, que respondeu dizendo que o atenderia esta semana para uma conversa.

Apesar de não admitir diretamente que o bloqueio dos recursos relativos às emendas impositivas tem sido o motivo para a queda das sessões, o deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia, reconhece que há clima de insatisfação na Casa. “Há insatisfações sim, e temos que resolver, encontrar caminhos”, afirma o petista.

Ao Política Livre, ele admitiu que foi surpreendido pela queda da sessão de hoje à tarde, uma vez que havia acordado com a bancada governista a votação de pelo menos dois projetos para ajudar a destravar a pauta. Pelo menos quatro projetos sobrestam a pauta neste momento na Casa.

Para o líder da oposição na Assembleia, deputado Leur Jr. (PMDB), a situação é o retrato da fragilidade política do governo Rui Costa. “Aquela idéia do Rui correria, que não pára e trabalha o tempo todo, está cedendo à realidade e deixando os deputados que apóiam o governo desconfiados do seu sucesso”, afirma.

Comentários