Foto: Arquivo/Divulgação
Mais uma vez quem paga o pato é o secretário Josias Gomes, de Relações Institucionais 08 de maio de 2017 | 18:43

Assembleia não vota nada em 20 dias e Rui Costa chama base para almoço

exclusivas

A dificuldade de a bancada governista colocar em plenário número de deputados suficientes para garantir o quórum de votações pode comprometer, inclusive, a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, sem a qual a Assembleia Legislativa não entra em recesso no meio do ano. Pelos cálculos de parlamentares da oposição e do governo, há pelo menos 20 dias não se vota nada na Assembleia.

Neste momento, quatro projetos sobrestam (travam) a pauta, o que, caso a se situação se prolongue, pode inviabilizar a votação da LDO até o mês de junho. Percebendo a insatisfação da bancada governista, os deputados de oposição chegam cedo em plenário, discursam normalmente no pequeno expediente, inclusive dirigindo críticas ao governo, mas se retiram antes de os governistas chegarem.

Assim, as sessões são derrubadas, já que a bancada do governo tem dificuldades de mobilizar seus integrantes para lhes dar continuidade. O risco de a situação vir a emperrar a apreciação da LDO e outros interesses do governo na Assembleia acendeu a luz amarela no Palácio de Ondina. Tanto que o governador Rui Costa (PT) chamou hoje os parlamentares da base para um almoço. No encontro, teria pedido empenho e compreensão aos correligionários.

Os deputados governistas continuam se queixando, no entanto, do baixo nível de atendimento a seus pleitos por parte do governo, voltando a concentrar críticas à articulação política de Rui. Muitos alegam que o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, tem até boa vontade em atendê-los e encaminhar os pedidos ao secretariado. O problema é que suas solicitações seriam constantemente desconsideradas pelos colegas.

Comentários