Foto: Divulgação/Arquivo
Petista, a vereadora Marta Rodrigues é do tipo que não corre da raia, se diz no governo 11 de abril de 2017 | 09:12

Petistas pensam em criar CEI do Aeroclube na Câmara contra Neto

exclusivas

Em clara retaliação à iniciativa da oposição na Assembleia Legislativa de criar a CPI do Centro de Convenções, vereadores do PT em Salvador estão pedindo apoio ao governo Rui Costa para instalar, na Câmara Municipal, a CEI do Aeroclube, tema que, segundo eles, o prefeito ACM Neto (DEM) não gostaria de ver tratado na Casa. Os vereadores aliados do PT não têm número suficiente para a iniciativa, mas acham que podem criar confusão em torno da instalação do colegiado. Alegam que o líder da oposição na Câmara, José Trindade (PSL), já às voltas com a instalação de uma CEI para investigar o cartel de combustíveis em Salvador, vai ser fundamental ao processo.

Frase
Temos que falar a verdade: o Caixa 2 nas eleições é trapaça, é um crime contra a democracia.
SÉRGIO MORO, JUIZ

Lide e Líder
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Angelo Coronel, assegurou ontem em  evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), na Casa do Comércio, que o setor produtivo baiano será ouvido pelos parlamentares em qualquer proposta que altere a legislação fiscal na Bahia. “O setor produtivo, que gera renda e empregos para o Estado, não pode ficar de fora do debate que, por ventura, venha alterar a alíquota dos impostos estaduais. Sou da base política do governador Rui Costa, mas não vamos aprovar nada através de ‘rolo-compressor’”, garantiu Coronel. De acordo com o empresário Mário Dantas, presidente do Lide Bahia, a posição do presidente da ALBA vem ao encontro dos anseios da classe empresarial. “Não queremos somente vantagens econômicas, mas não podemos pagar sozinhos a conta dos sacrifícios. Quando vemos a posição firme do presidente Coronel em favor do diálogo, nós aplaudimos”, diz Dantas.
Uber
Além da ação pela liberação do Uber em Salvador, formulada pela Procuradoria Geral do Estado, o pleno do Tribunal de Justiça analisa nesta quarta-feira dois processos contra figura importante da política baiana. Quem viu as duas ações diz que o negócio é de arrepiar e consumirá horas de discussão dos desembargadores com tema tão espinhoso.
Juízo
Aliás, setores do Thomé de Souza diziam ontem que o governador Rui Costa (PT), por meio de seu procurador geral do Estado, estaria por trás da ação contra a decisão do prefeito ACM Neto (DEM) de ter apoiado a votação na Câmara Municipal que proibiu o uso do Uber na capital baiana. Seria mais uma forma de, segundo eles, Rui “infernizar” o juízo de Neto.
Reinado
A novidade das eleições internas petistas é Danielle Ferreira, que conseguiu praticamente se eleger presidente do partido na capital baiana contra o veterano Gilmar Santiago, um ex-vereador da capital. Diziam ontem no PT que o reinado da turma de Walter Pinheiro, que por sinal deixou o partido, está finalmente acabado na legenda, depois do fracasso de Gilmar.
Derrotados
Se efetivamente, como todo mundo anda dizendo no PT, Everaldo Anunciação perder a reeleição para presidente da legenda, dois derrotados ascenderão na história da legenda. Um é o secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, que tem em Everaldo um preposto fiel no comando do partido. O outro é Jaques Wagner, que apoiou a reeleição do correligionário.
Lixo
O vereador Sidninho (PTN) deu entrada ontem em uma representação no Ministério Público contra o pagamento da Taxa de Lixo, em Salvador. O imposto tem sido questionado pelos contribuintes, grandes geradores de resíduos, que alegam estar isentos do pagamento já há dois anos, por um decreto da própria prefeitura. “O curioso é que, durante esse tempo, lojistas e comerciantes firmaram contrato com empresas para coleta e destinação do lixo com valores 90% menores do que o município cobra hoje para executar o mesmo serviço”, argumenta Sidninho que, no mês passado, se reuniu com o Conselho Tributário da OAB para confirmar a legitimidade do ato.
Torcidas I
As brigas entre torcidas organizadas, ocorridas no entorno da Arena Fonte Nova, ontem, antes do clássico BA-VI, e a morte do jovem torcedor tricolor Carlos Henrique Santos de Deus, 18 anos, após o jogo, alvejado por pessoas ainda não identificadas pela polícia, demandam a adoção de medidas emergenciais e de cunho preventivo por parte dos poderes públicos.
Torcidas II
Esse é o teor da moção que o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel (PSD), está encaminhando à Mesa Diretora da Assembleia. O chefe do Legislativo tem participado intensamente das discussões sobre violência na Bahia, no âmbito do programa Pacto pela Vida, em conjunto com os chefes dos demais poderes do Estado, já ocorridas em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Eunápolis e Itabuna.
Preocupação
Petistas andam preocupados com a grande ascendência de Bruno Dauster sobre o governador Rui Costa (PT). Acham que o secretário da Casa Civil entende pouco de político e, pelo estilo difícil, tem mais a prejudicar do que a ajudar o chefe do Executivo, que, dessa forma, ainda se afasta mais de quem pode ajudá-lo na parte política do governo.

Comentários