Foto: Divulgação/Arquivo
Presidente do PT, Everaldo Anunciação 28 de abril de 2017 | 16:44

Com vitória na mão, Everaldo pode passar comando do PT a outro

exclusivas

Com a decisão da direção nacional do PT de validar os 20 mil votos totalizados pela Secretaria de Organização partidária na Bahia no PED que elegeu os novos diretórios municipais e os delegados à convenção estadual, o atual presidente do partido, Everaldo Anunciação, está praticamente reeleito na convenção do próximo sábado, já que seu grupo fechou uma aliança com o deputado federal Valmir Assunção que lhes dá a maioria na direção da agremiação.

Mesmo assim, Everaldo quer ter primeiro uma conversa com o governador Rui Costa (PT), o ex-governador Jaques Wagner e o secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, antes de colocar seu nome à apreciação dos convencionais. “Tenho 10 anos no comando do PT. Acho que o partido precisa de uma oxigenação, por isso não descarto, a depender destas conversas, apresentar um nome alternativo”, diz Everaldo ao Política Livre.

Ele acha que poderiam se incumbir da tarefa de dirigir o partido neste mandato excepcional de dois anos tanto nomes tradicionais como o do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli e do ex-deputado federal Emiliano José quanto lideranças mais jovens, a exemplo dos sindicalistas Deivyd Barcelar, do Sindicato dos Petroleiros, e Rosângela Souza, da Fetrab (Federação dos Trabalhadores na Agricultura).

Este Política Livre apurou, no entanto, que Rui, Wagner e Josias devem fazer um apelo a Everaldo para que permaneça na direção petista, alegando que o mandato que se inicia será transitório. No caso de permanecer, o presidente, entretanto, vai buscar um pacto com as demais chapas concorrentes e construir a transição para uma mudança no comando da agremiação daqui a dois anos.

Comentários