Foto: Divulgação/Arquivo
Josias é secretário estadual de Relações Institucionais 09 de março de 2017 | 11:17

Tudo ele: Governistas põem culpa por movimentação do PSL em Josias

exclusivas

Preocupados com a articulação iniciada por seis deputados do PSL por espaço próprio no governo, deputados governistas passaram a culpar o secretário estadual de Relações Institucionais do governador Rui Costa (PT), Josias Gomes, pela movimentação. Alegam que Josias deu um tiro no pé do governo ao ter buscado fortalecer a figura do deputado estadual Nelson Leal (PSL) durante a sucessão à presidência da Assembleia Legislativa.

Segundo esta avaliação, o plano do secretário de Relações Institucionais teria sido empoderar o nome de Leal como alternativa ao do então presidente da Casa e candidato à reeleição Marcelo Nilo (PSL), que acabou desistindo de se candidatar depois de ter visto suas chances de vitória minadas pela candidatura do colega Angelo Coronel (PSD), hoje presidente do Poder.

Hoje, garantem os mesmos deputados, Leal seria um dos principais articuladores da luta do PSL por espaço no governo. “Durante o processo eleitoral para a presidência (da Assembleia), Josias alçou Nelson Leal à condição de líder informal do governo e, inclusive, o aproximou do governador. Seu plano era fazê-lo, na época, presidente da Casa, como alternativa ao de Nilo, mas Coronel foi mais competente”, disse um deles ao Política Livre, pedindo reservas.

Para a mesma fonte, o secretário dava o troco a Nilo pelo fato de o então presidente da Assembleia ter feito um boicote aberto à sua idéia de implantar um colégio de líderes na Assembleia logo no momento em que assumiu a articulação política de Rui Costa. Nascia ali o embrião do projeto de impedir a reeleição de Nilo. O parlamentar garante que Leal entrou pesado no movimento por mais espaço do PSL na administração porque pretende fazer o pai, Emerson, secretário de Estado.

“Leal conspirou contra Marcelo (Nilo), apoiado por Josias, e agora conspira contra o governo”, completa o mesmo deputado, admitindo abertamente estar preocupado com o risco de a movimentação do PSL ser bem sucedida e promover mais instabilidade na base com trocas, mudanças e mesmo substituições que prejudiquem partidos que, como o seu, já asseguraram seu quinhão na administração e estão plenamente satisfeitos com ele.

Comentários