Foto: Política Livre
Deputado Marcell Moraes puxa críticas à política de segurança do Estado e é rebatido por governistas 15 de fevereiro de 2017 | 17:04

Violência e disputa entre Rui e Neto predominam em debates na AL

bahia

A oposição impôs a discussão sobre o aumento da violência no Estado como pauta durante a sessão de hoje na Assembleia Legislativa em que os deputados instituíram, sob a gestão do novo presidente da Casa, Angelo Coronel (PSD), as quartas-feiras como dia dedicado à votação de projetos oriundos do Parlamento. O assunto foi puxado, entre outros, pelo deputado estadual Marcell Moraes (PV), que, em determinado momento do seu discurso, chegou a cobrar da tribuna: “Acorda, governador”.

Antes, Marcell historiou as dificuldades que os cidadãos vivem em todo o Estado em decorrência da falta de segurança, o que, segundo denunciou, tem obrigado a que os mais abonados utilizem-se, inclusive, de carros blindados. Em aparte, o líder da minoria, Leur Jr. (PMDB), repetiu a denúncia contra o estado de insegurança em que a Bahia mergulhou, lembrando que ninguém mais hoje ousa desfrutar nas cidades das atividades mais simples, como andar de bicicleta, por causa do risco de ser assaltado ou morto.

O deputado Marquinhos Viana (PSB) foi à tribuna defender o governo, acrescentando que Rui Costa (PT) é o melhor governador do Brasil, quando se compara o caos em que vivem hoje a maioria dos Estados brasileiros. E ainda chamou a atenção para o que chamou de ciúme de que Rui é vítima por parte da oposição. “Ainda bem que (ciúme) não pega”, afirmou Viana. A também deputada socialista Fabíola Mansur disse que não se pode deixar de reconhecer o esforço que o governador tem feito no sentido de conter a violência no Estado.

Argumentou ainda que violência não pode ser vista como um problema da Bahia, mas de todo o Brasil, estando relacionada não apenas à eficiência das políticas de segurança pública, mas a investimentos em áreas como cultura, educação e na população jovem, o que o governador tem feito. O deputado Targino Machado (PPS) preferiu o tom irônico. Disse estar se divertindo com a competição que tem assistido entre o governador e o prefeito ACM Neto (DEM) por quem faz mais por Salvador.

Enquanto isso, segundo Targino, “quem fica chupando dedo são os municípios”. “Rui quer ser prefeito da capital”, afirmou o deputado do PPS, ironizando ainda a participação do governador em evento com os artistas de Axé, ontem, na Concha Acústica, na qual entrou ao som da música “Descobridor dos Sete Mares”, do cantor e compositor Tim Maia. “Quem gosta de aparecer, põe a melancia no pescoço e pinta o bumbum de vermelho. O que o senhor (governador) está precisando fazer é governar”, afirmou.

O petista Marcelino Galo respondeu a Targino dizendo que o governador tem obrigação com a capital baiana, sobretudo com sua população mais pobre, a qual tem sido diretamente beneficiada por iniciativas que vão de obras nas encostas ao metrô de Salvador, que ficou 14 anos parado até ter tido sua gestão assumida pelo governo do Estado na gestão de Rui. “Salvador, depois do governo Rui Costa, será outra para os baianos, para a sua população e para o mundo”, afirmou Galo.

Comentários