Foto: Arquivo
Rui e Neto aparecem sorrindo só na foto. Nos bastidores... 19 de janeiro de 2017 | 10:45

Rui pensou em quarto nome para Assembleia e Neto, em apoiar Nilo

exclusivas

Cobrado por deputados governistas a se envolver mais na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, o governador Rui Costa (PT) chegou a pensar em costurar um acordo pelo qual a base se uniria em torno de um quarto nome ao comando da Casa. A idéia foi levada originalmente ao senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD e mentor da candidatura do deputado estadual Angelo Coronel, e ao vice-governador e secretário estadual de Planejamento, João Leão, comandante do PP, partido que lançou o nome do deputado Luiz Augusto à sucessão do presidente Marcelo Nilo (PSL), candidato à reeleição.

A reação à proposta, entretanto, foi tão firme por parte do PSD e do PP que Costa acabou recuando e não chegou sequer a apresentar o nome em que pensara para liderar a chapa consensual. Tanto Otto quanto Leão afirmaram que não acreditavam que Nilo recuaria do projeto de se reeleger presidente, argumentando que o governador poderia se meter numa enrascada, caso insistisse na idéia de discutir uma alternativa aos três. Costa então resolveu lavar as mãos por entender que todos os candidatos pertenciam à base e, por este motivo, o governo sairia vitorioso com qualquer um dos vencedores.

Outro cuja posição também vem sendo cobrada pelos deputados, o prefeito ACM Neto (DEM) tem oscilado em relação à disputa. Esta semana chegou a pensar em conversar com os parlamentares da oposição e, inclusive, liberar a bancada para votar em Nilo. Resolveu recuar depois de um jantar ocorrido em Salvador, na última terça-feira, em apoio à candidatura do deputado federal carioca Rodrigo Maia (DEM) à presidência da Câmara dos Deputados. No encontro, representantes do PP e do PSD se mostraram bastantes firmes no propósito de levar a disputa pela presidência da Assembleia até o final.

“O prefeito saiu do jantar e disse: pára tudo. Só vou decidir depois de conversar com os deputados de novo”, afirmou ao Política Livre um deputado federal ligado a Neto, acrescentando que o prefeito vai retomar as conversas quando voltar de uma viagem ao exterior iniciada ontem. O parlamentar não quis admitir ao Política Livre a especulação de que a decisão do PSD de hipotecar apoio à candidatura do democrata Rodrigo Maia no Congresso envolveu uma negociação pela qual a bancada do DEM na Assembleia se comprometia a votar em Angelo Coronel para presidente. “É mera especulação”, desconversou.

Sem esconder a torcida, a mesma fonte avalia, entretanto, que a posição do prefeito na disputa pela presidência da Assembleia tem sido impecável. Diz, por exemplo, que se ele não tivesse se mexido, a decisão da bancada de oposição, por livre e espontânea vontade, seria pela manutenção de Nilo, mas que o fato de ter entrado em campo acabou gerando uma disputa feroz entre os grupos do presidente da Assembleia, do senador Otto Alencar e do vice-governador João Leão que beneficia os planos oposicionistas para 2018. “No fundo, o que está em jogo é a sucessão estadual do próximo ano, para a qual estamos nos preparando”, afirma.

Comentários