31 de janeiro de 2017 | 22:46

PT corre risco de ficar sem cargo na mesa da Assembleia mais 2 anos

exclusivas

O apoio à reeleição do presidente Marcelo Nilo (PSL) vai custar ao PT mais uma vez espaço na mesa diretora da Casa. Isso porque, segundo cálculos feitos hoje por deputados, o líder petista na Assembleia, deputado Rosemberg Pinto, terá que suar a camisa para derrotar o colega Luiz Augusto (PP) na disputa pela primeira vice-presidência do Poder na eleição de amanhã, depois de ter atuado como um dos mais leais cabos eleitorais de Nilo.

Aliás, muitos acreditam que Rosemberg poderá até desistir de concorrer, da mesma forma que fez Nilo esta noite ante a iminente vitória do adversário Angelo Coronel (PSD). Isso porque o deputado do PP se tornou uma das prioridades na eleição de amanhã para o futuro presidente. Os dois selaram um acordo mútuo de apoio que se materializou à tarde, quando a bancada do PP anunciou que votaria em peso em Coronel.

A chapa do futuro presidente inclui ainda o deputado Carlos Geilson, para segundo vice-presidente, Jânio Natal (PTN), para a terceira vice, e Manassés (PSL), para a quarta. O deputado estadual Sandro Régis (DEM) é o nome lançado para a primeira-secretaria, Aderbal Caldas, para a segunda, Fabrício Falcão (PCdoB), para a terceira, e Luciano Simões Filho (PMDB), para a quarta. Apesar de integraram a chapa de Coronel, os nomes concorrem individualmente aos cargos.

Isso significa que eles podem ter concorrentes que se inscrevam no plenário momentos antes da votação. Caso Rosemberg perca, o PT ficará mais dois anos sem participação na mesa, jejum iniciado desde a última reeleição de Nilo, há dois anos, quando o petista concorreu com ele e, momentos antes da votação, renunciou à disputa, levando a bancada petista a sair do plenário em protesto contra a reeleição do até ontem aliado.

Comentários