Foto: Divulgação
Marcelo Nilo almoça com 25 deputados da base e recebe vídeos de mais quatro com apoios 26 de janeiro de 2017 | 17:34

Governo comemora almoço de Nilo; idéia de que Otto “está muito forte” favorece presidente

exclusivas

Apesar de evitarem fazê-lo de público, o governo do Estado e setores do PT comemoraram animadamente o almoço em que o deputado estadual Marcelo Nilo (PSL) reuniu 29 deputados em apoio a seu projeto de reeleição como presidente da Assembleia Legislativa, hoje, no restaurante Barbacoa. Líder do governo na Assembleia, o deputado petista Zé Neto, que estava com a família no mesmo restaurante, evitou sentar-se à mesa para almoçar com os colegas, mas não deixou de registrar a reunião “como uma demonstração de força” do presidente, que tenta se reeleger pela sexta vez consecutiva.

“Até evitei ficar muito perto, apenas passando para cumprimentar a todos, porque sou líder do governo, mas é inegável que Marcelo passou na prova de fogo”, comentou com este Política Livre ao final do encontro Zé Neto, referindo-se à presença dos 25 deputados da bancada governista no almoço, além dos vídeos de quatro colegas, dois dos quais da oposição – Targino Machado, do PDT, e Samuel Jr., do PSC -, que manifestaram apoio a Nilo. O petista se recuperava da onda de pessimismo que tomou conta dos apoiadores do presidente com o anúncio de que dois deputados de seu partido abandonaram sua candidatura.

Ontem à noite, os deputados Manassés e Alan Castro, do PSL, fecharam apoio ao nome de Angelo Coronel, do PSD, cujo principal cabo eleitoral é o senador Otto Alencar. A consequência natural das duas perdas é que, se Nilo mantiver o apoio dos 29 que o prestigiaram hoje, precisará ainda buscar mais dois votos entre os oposicionistas para poder chegar ao score de 32 votos, número mínimo para se reeleger presidente. Por causa da possibilidade sempre presente de traições, o nível de incerteza quanto ao resultado do pleito só fez aumentar depois da debandada dos dois para Coronel.

No entanto, a idéia de que Otto está muito forte, depois que apenas esta semana seu partido nomeou mais um secretário de Estado e elegeu o novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e pode ficar ainda mais poderoso fazendo o novo presidente da Assembleia, incentivada pelo próprio Marcelo, parece ter sensibilizado membros do governo e do próprio PT. “Sou contra a reeleição, mas a recondução de Marcelo é o melhor caminho neste momento difícil que estamos todos passando. Não faz sentido também deixar Otto tão forte”, declarou depois de almoçar um deputada do PT, pedindo, no entanto, para ter seu nome preservado.

Comentários