23 de janeiro de 2017 | 16:37

Bradesco, Caixa e Santander lideram ranking de reclamações do BC no 2º semestre

economia

O Bradesco, a Caixa e o Santander foram as instituições com maior índice de reclamações, por parte dos clientes, no segundo semestre do ano passado. O ranking foi publicado nesta segunda-feira, 23, pelo Banco Central e considera instituições financeiras com mais de quatro milhões de clientes. No topo da lista está o Bradesco, com índice de reclamações de 58,59. Neste caso, são consideradas todas as instituições que fazem parte do conglomerado, como o próprio banco Bradesco, o banco Alvorada e o Bradesco Cartões, entre outras. Pela metodologia do BC, o índice é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número total de clientes do banco e multiplicado por um fator fixo (1.000.000). No caso do Bradesco, foram 5.443 reclamações consideradas procedentes de julho a dezembro, numa base total de 92.899.327 clientes. Na segunda posição entre as instituições que foram alvo de reclamações aparece a Caixa, com índice de 50,24 no segundo semestre (4.139 reclamações procedentes e 82.371.204 clientes). Na terceira posição do ranking está o Santander, com índice de 45,20, resultado de 1.661 reclamações procedentes numa base de 36.744.003 clientes. Nestes casos, também são consideradas as reclamações feitas contra todos os ramos dos conglomerados. Na sequência do ranking, ainda considerando os bancos e as financeiras com mais de 4 milhões de clientes, aparecem Itaú (índice de 38,39 no semestre), Banco do Brasil (33,65), Banrisul (27,06), Votorantim (18,07), Midway (3,75), Pernambucanas (1,18) e Banco do Nordeste (0,17).

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