Foto: Divulgação/Arquivo
Senador Otto Alencar 28 de janeiro de 2017 | 12:07

Base em risco: Otto ataca Nilo e suposta ação do governo em seu favor

exclusivas

Irritado com suposto assédio que secretários estaduais do PT estariam fazendo sobre deputados da base a fim de conquistar votos para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSL), o senador Otto Alencar, patrono da candidatura de Angelo Coronel à presidência da Casa, denunciou hoje publicamente o fato e ainda acusou o adversário de estar rachando a base.

Os apoiadores de Coronel, que esta semana conquistou três votos da base que haviam sido prometidos a Nilo, polarizando a campanha com ele, perceberam a movimentação de setores do governo em defesa da candidatura do presidente da Assembleia desde o almoço que ele promoveu, na última quinta-feira, a fim de dar uma demonstração de força.

Alguns deputados teriam relatado a jornalistas e, posteriormente, ao grupo de Otto que foram aconselhados a participar do encontro, realizado no restaurante Barbacoa. O governo também comemorou o resultado do evento. Entre os secretários que estariam atuando em favor de Nilo estaria Cícero Monteiro, atual chefe de Gabinete de Rui Costa.

Cícero é homem próximo tanto do governador quando do antecessor Jaques Wagner, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. Na avaliação de Otto, o envolvimento do governo demonstraria preferência por um nome entre os postos pelos aliados – o terceiro é Luiz Augusto, do PP – e poderia desequilibrar o jogo em favor de uma candidatura, o que pode trazer consequências para o futuro da base na Assembleia.

“Cícero Monteiro está ligando para dizer que o candidato do governo é Marcelo Nilo. Não sei se a mando de Rui”, avançou Otto. Apoiadores de Nilo revidam, argumentando que o senador também estaria utilizado a estrutura de que dispõe hoje no governo, a qual envolve duas secretarias importantes – Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano – e a Desenbahia para fazer campanha para Coronel.

A manifestação pública de Otto é um sinal de que a harmonia da base entrou definitivamente em perigo. O senador não costuma ser tão incisivo, o que confirma a idéia de que está determinado a eleger a qualquer custo Coronel à presidência da Assembleia. Sob clima de disputa tão acirrada e aborrecimentos, a eleição marcada para o próximo dia 1 pode gerar consequências imprevisíveis qualquer que seja o seu resultado.

Comentários