Foto: Facebook
ACM Neto 21 de dezembro de 2016 | 10:57

Neto é cortejado por candidatos a presidente da Assembleia

exclusivas

Membros da base do governo Rui Costa (PT) na Assembleia Legislativa, os três candidatos a presidente do Poder resolveram pedir a bênção ao prefeito ACM Neto (DEM) para poder concorrer ao cargo. O atual presidente Marcelo Nilo, do PSL, e os deputados Angelo Coronel (PSL) e Luiz Augusto (PP) procuraram Neto na última semana em busca de apoio a suas candidaturas.

No fundo, os três estão de olho nos 20 votos da bancada da Oposição, sem a qual nenhum candidato pode se eleger à presidência do Poder. Percebendo o fato, o prefeito tem buscado se aproximar dos deputados oposicionistas e apelado a eles que só votem em conjunto, como forma de fortalecer a posição do grupo. Só Nilo não se encontrou pessoalmente com Neto para discutir o assunto.

Os dois trataram da sucessão à presidência da Assembleia por meio de um telefonema feito pelo presidente da Assembleia. Mas o prefeito teria descartado o voto no deputado do PSL sob o argumento de que ele tem o apoio do PT, partido do qual é adversário na Bahia. Coronel conversou pessoalmente com Neto em seu gabinete, no Palácio Thomé de Souza, na última sexta-feira.

Ouviu do gestor municipal que pode receber o apoio dos deputados oposicionistas, caso se viabilize na disputa. O mesmo recado Neto teria dado ontem a Luiz Augusto, durante encontro que mantiveram também na Praça Municipal. O prefeito disse que não faz restrições ao nome do deputado do PP e sugeriu que ele demonstrasse que pode se viabilizar na sucessão.

Neto gostaria de ter um nome no comando da Assembleia neutro em relação ao governo do Estado e disposto a não lhe criar problemas na sucessão de 2018, quando deverá concorrer contra o governador Rui Costa (PT). Por isso, se animou em participar das discussões sobre a eleição do futuro presidente do Poder, dando-lhe os votos necessários à vitória com a bancada de oposição.

Pessoalmente, ele preferiria para a disputa da presidência o nome do deputado Adolfo Viana, do PSDB, mas nunca se empenhou em apresentar seu nome por saber que, se ele obtivesse seu apoio, isso poderia criar-lhe problema em sua própria base, onde existem deputados que atuam no mesmo reduto eleitoral do tucano.

Comentários