Foto: Divulgação/Arquivo
Prefeito Elinaldo reduz secretarias e dar poder à chamada "República de Alagoinhas" 26 de novembro de 2016 | 08:54

Camaçari: Montagem de secretariado irrita base de futuro prefeito

exclusivas

A montagem do secretariado do prefeito eleito de Camaçari, Elinaldo (DEM), já começou a produzir um pequeno curto-circuito nas suas relações com a Câmara Municipal. Preocupado com o número excessivo de secretarias criadas nas gestões petistas, hoje em torno de 30, o democrata acatou a sugestão de consultores para ajustá-las para a metade como forma de reduzir despesas no município.

A medida, no entanto, gerou descontentamento na base aliada, exatamente porque reduz a perspectiva de indicações para o primeiro escalão do governo municipal. Um dos que devem dançar é o ex-vereador Waldir Freitas, a quem havia sido prometida uma pasta. Ele já teria sido avisado, no entanto, de que as chances de assumi-la foram reduzidas com as mudanças planejadas pelo novo prefeito.

Outra iniciativa que deixa a futura bancada de sustentação do governo irritada é o fato de já correr na cidade a informação de que pelo menos 1/3 dos novos secretários devem ser de outras cidades, a exemplo de Salvador, o que fere a tradição consolidada pelo menos das duas últimas gestões municipais na qual o primeiro escalão era basicamente formado de quadros locais.

Já são dados como certas, por exemplo, as indicações do auditor fiscal Renato Almeida, para a secretaria da Fazenda, e de Reginaldo Paiva, para a pasta da Administração. Ex-secretários na gestão de Paulo César em Alagoinhas, os dois seriam indicados pelo deputado federal Paulo Azi, um dos parlamentares que mais apostaram na eleição de Elinaldo em Camaçari.

Por este motivo, a presença de Azi na administração já ganhou a classificação irônica da parte de alguns vereadores da base de “República de Alagoinhas”. A montagem do primeiro escalão teria deixado especialmente indignados os vereadores Flávio Mattos e Júnior Borges. O segundo, por exemplo, já teria até aberto conversações com a bancada de oposição.

Uma fonte da Câmara Municipal conta ao Política Livre que já estariam avançadas as conversas com o objetivo de avaliar uma candidatura de oposição à presidência da Câmara Municipal contra o vereador Jorge Curvelo, candidato do prefeito eleito. “Aqui, todo mundo fala que o estilo de Elinaldo assemelha-se muito ao do ex-prefeito Helder Almeida, o que não é um bom sinal”, completa o mesmo vereador.

Comentários