Foto: Divulgação/Arquivo
Tia Eron ouviu dura resposta do governador, depois de ir a rádio tentar se vangloriar 09 de agosto de 2016 | 09:43

Rui Costa dá tiro na testa de Tia Eron

exclusivas

A deputada federal Tia Eron, do PRB, pagou o preço por estar, como se diz na gíria, se achando. Depois de dizer ontem na rádio Metrópole que o prefeito ACM Neto (DEM) implorou ao seu partido para ficar em sua base e afirmar que o governo do Estado tentou articular sua candidatura à Prefeitura contra o democrata, viu hoje nos jornais uma frase que pode ser considerada uma boa desqualificada do governador Rui Costa (PT) nela.

– Eu me recusei sucessivamente a recebê-la, a pedido do deputado (federal) José Carlos Araújo (PR) e de João Leão (vice-governador, do PP). Porque sabia, e dizia isso aos dois, que ela queria nos usar como instrumento de valorização. Depois de muita insistência, tomamos o café da manhã sexta. Mas avisei a Leão e a Araújo que estávamos perdendo tempo, disse Rui sobre Tia Eron e sua agremiação.

A declaração do governador só confirma o que este Política Livre já havia antecipado: se decidisse romper com Neto e marchar com candidatura própria, o PRB iria sair sozinho à sucessão municipal, sem o apoio do governo estadual. Demonstrando que não tolera chantagens, Rui se negara repetidamente a conversar com Eron e seu partido desde que percebeu que eles tentavam fazer um jogo entre o governo e o prefeito para, como disse, tentar valorizar o passe deles.

Rui ainda se lembra da jogada que o partido tentou fazer com ele na sucessão estadual de 2014, quando venceu a eleição. Representantes do PRB o procuraram dizendo que estavam com o candidato ao governo Paulo Souto (DEM), mas poderiam migrar para a sua candidatura, a depender da proposta. Rui levantou-se da mesa e os aconselhou a permanecer com quem estavam. O PRB não fez parte de sua vitória ao governo.

Neto teve a opção de pagar o preço para ver se, como todo mundo político imaginava, o PRB blefava ao ameaçar concorrer contra ele à Prefeitura. Avaliou que era melhor manter o partido em sua base, foi hábil para fazê-lo, mas está cansado de saber que trata com um aliado inconfiável. Quanto a Araújo e Leão, devem ter aprendido a lição de que, no vocabulário de Rui, chantagem não entra.

Comentários